Encerramento do ano do Caps é marcado por confraternização e apresentações culturais

Apresentações artísticas, música e integração, marcaram as comemorações de fim de ano e confraternização do Centro de Atenção Psicossocial de Mafra (CAPS) Grupo Esperança Casa Azul realizado na quarta-feira, 17. Depoimentos emocionantes marcaram o início da tarde e foram, ainda, lembrados momentos especiais do ano. O encontro contou com a presença de todos os participantes das atividades da instituição, de familiares e amigos.

O instrutor da oficina de música, Felipe Dallmann, junto com os pacientes emocionou os presentes com o clássico Então é Natal, levantando o público que fez questão de acompanhar o coral. Para encerrar ocorreu ainda a apresentação da dupla Pedro Henrique de Oliveira e Diogo Cubas que tocam músicas do cancioneiro popular e um lanche especial foi oferecido. A decoração do espaço ficou por conta dos próprios alunos com anjos e outros ornamentos produzidos na oficina de artesanato.

“A confraternização e a realização de momentos de descontração são fundamentais para a saúde dos pacientes. Atividades lúdicas comprovadamente fazem bem”, conta o Psicólogo e coordenador do espaço, Alessandro Machado. Ele complementa lembrando que em outubro ocorreu uma ação semelhante no auditório municipal.

Atividades

Os pacientes do CAPS têm oficinas de literatura, relaxamento, hidroginástica, artesanato, controle medicamentoso, higiene, horta e jardinagem, música. Há ainda psicoterapia de grupos, atendimento para crianças e adolescentes e visitas domiciliares. As atividades são realizadas diariamente e os participantes frequentam de acordo com a indicação necessária. “Com os encontros percebemos as melhoras, promove-se a integração e a saúde como um todo”, destaca a enfermeira do CAPS, Joanita Mildenberger.  Ele explica ainda que com as atividades percebe-se inclusive se o paciente está se cuidando adequadamente.

CAPS

O espaço atende cerca de 200 pacientes. Para 2015 deve iniciar o projeto ComunitariaMente que levará atendimento psicológico as Estratégias Saúde da Família.  O Caps Casa Azul atende pessoas em sofrimento mental grave e persistente, e tem como objetivo maior a reinserção da pessoa através da construção da autonomia e conquista dos seus direitos.