Educação realiza dois dias de encontro com diretores

Tudo pronto para receber os mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira, dia 9. Os diretores das escolas se prepararam na última semana (dias 29 e 30 de janeiro), discutindo o Plano Municipal de Educação (PME) composto por 26 metas. Na ocasião, o Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz, conduziu a tarefa, a qual tratou da organização, estudo e discussão do plano, estabelecendo metas e estratégias para 2015. “Discutir o PME é fundamental para termos uma mesma linguagem, cuja ênfase seja a qualidade no ensino”, destacou o Secretário.

Ano da educação

Em pauta, no segundo dia o calendário escolar, projetos institucionais, obras, legislação entre outros. Na data, o Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, deu as boas-vindas aos diretores e desejou um ótimo ano letivo. Destacou que a educação mafrense tem alcançado importantes resultados sendo motivo de orgulho para a administração. “Vocês são líderes na área educacional, agentes responsáveis por plantar um futuro de Mafra, auxiliar na auto-estima de nossa comunidade. Vamos plantar a semente do bem e do otimismo para que, juntos, possamos fazer uma cidade e um país melhor”.

Ele expôs que Mafra é referência na área da educação com os resultados do IDEB, na saúde com o aumento da cobertura para 90% na atenção básica. Destacou, ainda, o crescimento do município que pode ser exemplificado com o número de alvarás de construção nos primeiros dois anos de governo.

Desafios em 2015

Atender bem os alunos, cumprir as metas estabelecidas e dar prioridade à qualidade na educação são os desafios que os diretores, professores, educadores e demais profissionais da educação infantil tem pela frente neste ano. As diretoras Rúbia Cariollato, do CEIM Breno Cauã Garcia e Adriana Chaikosky Schafacheck, da EMEB Avencal do Saltinho consideram o PME de extrema importância. “Com este planejamento teremos estrutura para atender bem os nossos alunos. O plano nos dá maior segurança por sua legalidade, pois é algo documentado para repassarmos aos pais e professores”, disseram. Elas comentaram ainda sobre o papel do Secretário de Educação que vem buscando normatizar o que é sugerido pelo MEC (Ministério da Educação) para que não se percam verbas destinadas à educação do município, deixando os diretores cientes dos projetos.  Adriana e Rúbia concluíram destacando o trabalho realizado nos dois dias de planejamento: “dá trabalho, mas é algo que o município precisa. Discutimos e planejamos ações pensando sempre na qualidade e legalidade”.