Produtores de Mafra recebem capacitação sobre qualidade do leite

Cerca de 16 produtores do município de Mafra participaram nos dias 5 e 6 de fevereiro, do curso de qualidade do leite, primeiro do ano promovido em parceria entre a Prefeitura de Mafra/Secretaria da Agricultura , SENAR e Sindicato Rural.  As aulas teóricas foram ministradas no Recanto Padre Francisco Hable, no São Lourenço e as práticas na propriedade de Erico Liebl.

Na abertura do evento o Secretário da Agricultura, Luiz Iremar Chaicowski, deu as boas vindas aos produtores e destacou a importância de se manterem  constantemente em  capacitação. “Sempre aprendemos algo útil para o desenvolvimento ou aprimoramento da atividade”, declarou. E completou: “nos dias atuais as inovações e melhoramentos são constantes e todos que estão em uma atividade produtiva necessitam atualizar e aprimorar os conhecimentos como garantia de continuidade da atividade”.

Chaicowski se apresentou como secretário municipal e falou de algumas metas da sua pasta, principalmente relativas ao atendimento do produtor nas melhorias necessárias porteira adentro, para viabilizar o escoamento da produção.

Qualidade do leite

A ministrante do curso, professora Ivonilda Pires de Morais abordou os seguintes temas relativos à melhoria da qualidade do leite produzido nas propriedades rurais:

•  Cadeia Produtiva do Leite;
  • Sistema de produção de gado leiteiro;
  • Programa Nacional de Qualidade do Leite;
  • Importância da sanidade da vaca leiteira;
  • Cuidados e higiene na ordenha;
  • Importância do resfriamento na manutenção da qualidade do leite;
  • Higiene do equipamento de ordenha e de resfriamento

Serviço:

Os interessados podem adquirir mais informações na Secretaria Municipal da Agricultura, na rua  Marechal Floriano Peixoto, nº 85 ou pelo telefone 3642- 6322.