Saúde de Mafra visita residências no sábado de Carnaval para verificar caderneta de vacinação da criançada
• Equipe de imunização (Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mafra)fará monitoramento rápido da campanha de vacina contra sarampo
No sábado, 14, véspera de Carnaval, equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mafra vai visitar casas para verificação da caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos. Esta ação, denominada Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) é uma atividade de supervisão das ações de vacinação.
O objetivo é avaliar a situação vacinal das crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, para as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP) e das crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, para as vacinas com componente sarampo (tríplice viral ou tetra viral). Caso as crianças não estejam vacinadas, será realizado o procedimento no próprio domicílio.
Carnaval com saúde
A Secretaria de Saúde convida a toda à população a “pular o carnaval com saúde”. Profissionais da Saúde farão visitas a diversos estabelecimentos como casas de show da cidade, motéis e empresas, distribuindo preservativos. Vale lembrar que as Estratégias Saúde da Família (ESFs) realizam testes rápidos para diagnóstico de HIV, Hepatite e Sífilis. Durante a semana de Carnaval o folião pode aproveitar a folga para fazer estes testes.
Também no sábado, pela manhã, equipe do Núcleo Materno Infantil e Vigilância Epidemiológica junto as Agentes Comunitárias do ESF Central estarão distribuindo preservativos – pedágio da saúde – no Alto de Mafra.
Monitoramento Rápido de Cobertura
O Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) é uma atividade de supervisão das ações de vacinação, recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde a década de 1980 e vem sendo adotado em vários países das Américas como uma ação rotineira. Caracteriza-se por avaliar a cobertura vacinal a partir da visita em cada domicílio, utilizando como fonte para avaliação da cobertura vacinal a verificação do comprovante de vacinação do individuo. É um método bastante útil para avaliação da situação vacinal local. Seus resultados são extremamente importantes para subsidiar a tomada de decisão sobre a definição ou redefinição de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade.