Mafra prestigia lançamento do projeto de inclusão digital em Rio do Sul
- Possibilitar o acesso a internet e dinamização dos servidos através de ações como essa é meta para a Administração
O processo de inclusão digital e a dinamização dos serviços públicos tem sido uma das preocupações do Prefeito Roberto Scholze na área administrativa e foi uma das metas de sua campanha. E para buscar mais subsídios relacionados ao tema, esteve na quinta-feira, 12 no município de Rio do Sul, onde acompanhou o lançamento do programa de inclusão digital, que prevê entre outros benefícios internet de forma gratuita para 80% da população rio-sulense.
O Prefeito disse que a ideia de Rio do Sul poderá ser replicada no município, pois vem ao encontro das propostas e necessidades de Mafra. “Será um espelho para a nossa administração”, afirmou. Ele lembrou que algumas ações já vêm sendo desenvolvidas no sentido de tornar a administração municipal mais dinâmica e acessível ao cidadão.
Ações já desenvolvidas
No ano passado, a Prefeitura de Mafra adquiriu 109 novos computadores para o processo de modernização na saúde mafrense. “Os equipamentos já estão auxiliando no processo de implantação de novos métodos na saúde coma o prontuário eletrônico, a integração dos sistemas de marcação de consulta e a interligação entre as unidades”, afirmou.
Ainda em 2014 foram adquiridos 31 novos computadores, entregues para todas as escolas da rede municipal de ensino com recursos de emenda parlamentar, através do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), do Ministério da Educação.
Os equipamentos são de última geração que vão auxiliar o professor em sala de aula e a própria unidade. Para o Prefeito todas essas aquisições se somarão à um grande projeto de modernização da administração pública, que está em estudo na atual gestão.
Outra inovação foi a abertura de um novo canal de comunicação entre o cidadão e o município, através do telefone 162, direto com a Ouvidoria, além da implantação, em andamento, do COLAB.RE, uma ferramenta digital que permite aos cidadãos acompanhar e avaliar serviços da Prefeitura e propor soluções para a cidade – cobrando do poder público mas também dividindo responsabilidades.
Nova realidade
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Kvitschal Junior, destacou que a a possibilidade de interligação online entre os setores e a utilização de novas tecnologias trará para o município uma nova realidade. “Poderemos reduzir significativamente a burocracia tornando o atendimento mais ágil e eficiente”.
Rio do Sul
Com a perspectiva de alcançar cerca de 49 mil habitantes, a Internet Social de Rio do Sul será possível através da interligação online exclusiva entre os 85 prédios públicos municipais, garantindo acesso contínuo à internet e aos serviços que serão prestados pela prefeitura à comunidade. O sinal disponível será de 1 MB, porém haverá controle de acesso, sendo proibido vídeos de longa duração, ou de conteúdo impróprio. A proposta é garantir que o cidadão consiga acessar sites de pesquisa, entretenimento e redes sociais. (Informações sobre o programa no site oficial do município de Rio do Sul).
Legendas
Legenda foto 1: Célio Simão Martignano (reitor da Unidavi), Eduardo Schulze (chefe de gabinete e coordenador do projeto Rio do Sul Digital), prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayoso “Gariba” e prefeito de Mafra, Roberto Scholze
Legenda foto 2: Prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso “Gariba” e prefeito de Mafra, Roberto Scholze;