Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Mafra inicia 2015 com atividades variadas
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Mafra, que reúne atendimentos de crianças, adolescentes e idosos, – antigos PETI, Projovem e CCI – iniciou 2015 oferecendo atividades variadas para cada idade, por meio de oficinas de esporte, arte e cultura.
Para as pessoas da 3ª Idade, o “Projeto Vida Ativa – Uma questão de Saúde Física e Mental” oferece ações visando a melhoria na qualidade de vida e garantindo os direitos previstos no Estatuto do Idoso. Dentre as atividades aos idosos destacam-se ginástica, voleibol, Pilates e oficinas de artesanatos a fio e de Páscoa.
Atualmente o município conta com 21 clubes da Melhor Idade, organizados na área urbana e rural, envolvendo cerca de 800 idosos.
Crianças e Jovens
No caso das atividades preparadas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, estão sendo ofertados cursos de biscuit e desenho, além de aulas de canto, coral e dança.
Os interessados em participar das oficinas podem obter mais informações, quanto aos dias e horários, no Centro de Convivência do Idoso, situado na rua Tupinambás s/n, telefone 3642-9104.
O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.° 109/2009) é “o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
São considerados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o serviço para crianças até 6 anos, o serviço para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, o serviço para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e o serviço para idosos.
Fonte: MDS.gov.br