Mafra atua forte no combate ao mosquito da dengue

O município de Mafra não apresenta nenhum caso de pessoa com dengue e também não foi encontrado nenhum foco da larva do mosquito Aedes aegypti nas 120 armadilhas espalhadas para controle de infestação. A informação foi dada pela supervisora do Programa da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Taynara Savaris, ao explicar as medidas preventivas que vem sendo adotadas para evitar a doença no município.  

Segundo ela, desde 2013 não há registro de dengue em Mafra nem foi encontrada larva do mosquito. A equipe da dengue faz visitas semanais às 120 armadilhas e quinzenais nos pontos estratégicos dispostos em borracharias, ferro velho, floricultura, materiais de construção e cemitério com o objetivo de prevenir a doença. 

 

Campanhas 

Além dessa ação, também vai realizar campanhas educativas junto às escolas da rede municipal de ensino, para alunos de 1ª a 4ª séries. A campanha prevê a distribuição de folders educativos e realização de teatro com orientações básicas sobre como evitar a criação e proliferação do mosquito.  

A equipe do Programa de Controle da Dengue fez um pedido para que a população evite danificar as armadilhas, jogando papéis, lixo ou outros resíduos e líquidos no local, pois elas têm a função de mostrar se o local possui a larva do mosquito, para posteriormente impedir a reprodução. 

 

Conscientização 

No dia 7 de fevereiro, a equipe do Programa de Controle da Dengue de Mafra realizou ação de conscientização e orientação, na Rua Felipe Schmidt, no centro de Mafra, com distribuição de folhetos sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Momento marcou o Dia D de combate à dengue no Estado. 

 

Dicas para combater o mosquito eos focos de larvas 

1 – Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; 

2- Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;  

3 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;  

4 – Lave semanalmente por dentro, com escovas e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;  

5 – Mantenha bem tampados os tonéis e barris d água;  

6 –  Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;  

7 – Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana;  

8 –  Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;  

9 – Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local seco e abrigados da chuva;  

10 – Coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.