Projeto Viver Saúde lançado em Mafra

Com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de ações em espaços estratégicos, onde as pessoas se reúnem para receber orientações sobre temas de interesse da própria comunidade, iniciou na última sexta-feira, 27, em Mafra, o projeto “Viver Saúde”, numa parceria entre a Prefeitura de Mafra e o SESC/SC. Participarão dos trabalhos escolas municipais e estaduais, entidades filantrópicas, além de unidades de saúde e de assistência social.

No lançamento do Projeto “Viver Saúde”, realizada no auditório da Amplanorte, o Gerente da unidade SESC em Mafra, Gelton Medeiros fez uma retrospectiva das atividades que o SESC já vem desenvolvendo com o município de Mafra, desde 2004, Lembrou o Odonto SESC e iniciativas culturais e enfatizou a continuidade dessa parceria, de forma mais enfática, após a implantação de uma unidade em Mafra.

Desenvolvimento social

O Prefeito Roberto Scholze falou da importância de ações que promovam o desenvolvimento social dos mafrenses, de  forma totalmente interativa, com a própria comunidade identificando suas carências. Quanto ao trabalho em conjunto com o SESC explicou que o  “Sistema S” sempre foi um grande parceiro da administração e que o  projeto em especial vem  ao encontro dos anseios da comunidade por possibilitar a participação de pessoas de vários estágios de idade, desde  crianças a jovens, adultos e idosos de ambos os sexos.

Promoção da saúde

O projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas voltadas para a promoção e proteção da saúde, além da capacitação de agentes multiplicadores e conscientização para a mudança de hábitos buscando a participação comunitária.

O interesse quanto as necessidades locais terão prioridade na escolha das ações das comunidades. Versarão entre palestras, oficinas, cursos, vivências, encontros e debates. Os temas trabalhados envolverão: alimentação saudável, qualidade de vida, sexualidade (Planejamento familiar, DST/AIDS), saúde bucal, drogas entre outros.

Viver Saúde

Em Mafra as atividades  do projeto “Viver Saúde”serão desenvolvidas nas seguintes instituições municipais e estaduais:

Locais

Secretaria da Saúde

ESF – Estratégia da Saúde da Família do CAIC, Vila Nova, Espigão do Bugre, Jardim América e Restinga.

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial

Secretaria Municipal da Criança

e Ação Social

CCI- Centro de Convivência do Idoso.

CRAS

Secretaria Municipal de  Educação