Estação de tratamento de esgoto e implantação de esgotamento sanitário serão realidades em Mafra

Na tarde de sexta-feira, 06, ocorreu a entrega da ordem de serviço para retomada das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município e início das obras de construção da Estação  de Tratamento de Esgoto – ETE. Esta é uma realização da Prefeitura de Mafra, Governo do Estado de Santa Catarina e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, ressaltou que as duas obras possibilitarão desenvolvimento econômico e social ao município, pois este é um importante fator para a qualidade de vida da população mafrense. “É uma conquista de toda comunidade que irá permitir maior dignidade e saúde à população. Minha assinatura representa mais de 55 mil mafrenses que esperaram por esse benefício”. O prefeito contou que é uma das maiores obras da história de Mafra e lembrou a participação de todos os ex-prefeitos.

O governador do Estado, Raimundo Colombo, falou são importância dessa ação para a comunidade.  “A saúde do estado vem melhorando diariamente, estamos trabalhando para ampliar ainda mais os índices positivos, o tratamento de esgoto e esgotamento sanitário são mais uma etapa”.  O Presidente da Casan, Valter José Gallina,  ressaltou que esse é um grande investimento para a empresa e para o município. “Pedimos a compreensão da comunidade, pois ocorrerão transtornos, mas os benefícios serão perenes. Parabéns Mafra, parabéns povo mafrense”.

A retomada dos trabalhos em Mafra foi possível a partir da renovação da Licença Ambiental de Instalação (LAI), assinada pelo Ibama no dia 26 de fevereiro. Devido a um impasse sobre o terreno onde seria instalada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o projeto Integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1) aguardava para ser colocado em prática.O investimento em Mafra é de R$ 9,8 milhões – 68% da União e 32% com recursos próprios da Casan. Mais de 8 mil moradores  serão beneficiadas com a implantação de 31,6 quilômetros de redes e estação de tratamento de esgoto compacta, com vazão de 20 litros por segundo. A contrapartida da Prefeitura é a educação socioambiental.

Prestigiaram o evento Secretário de Estado, Abel Schroeder,  os Deputados Estaduais Antonio Aguiar e Darci de Mattos,  o presidente do BADESC, Wellington Bielecki ; além do Presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, Ednilson Schelbaur e o Presidente da Associação Empresarial de Mafra, Nelson Notari.

• 17 de outubro de 2011 – início das obras na rua Vitor Celestino de Oliveira;

• 15 de maio de 2012 – ARIS faz segunda visita ao município para acompanhar o andamento das obras;

• 22 de maio de 2012 – Prefeito Paulinho Dutra notificou a empresa Itajuí Engenharia de Obras, responsável pelas obras de esgotamento sanitário concedendo prazo de 24 horas para que procedesse o conserto da pavimentação das ruas onde o sistema já foi implantado;

• Julho de 2012 – Itajuí paralisou as obras devido a Caixa Econômica Federal não ter repassado o pagamento à empresa;

• 08 de julho de 2013 – data marcada para recomeço das obras de esgotamento sanitário;

• Julho de 2013 – impasse sobre o terreno onde seria instalada a ETE devido a existência de araucárias – obra interrompida. A segunda opção de terreno passou por um processo para doação onerosa por parte do SPU para a Casan. Feito isso, foi necessário uma nova liberação ambiental.

• 26 de fevereiro de 2015 -assinada pelo Ibama Licença Ambiental de Instalação (LAI)

• 06 de março de 2015 – entrega da ordem de serviço para retomada das obras de implantação do sistema do esgotamento sanitário.