CEM Beija Flor desenvolverá projeto “Mais Educação” para 200 alunos
- Oficinas acontecerão nos períodos contrários às aulas
Durante reunião de pais e professores realizada na noite de quarta-feira, 4, no Centro de Educação Municipal “Beija Flor”, foi apresentado o programa “Mais Educação”, que será desenvolvido a partir deste ano, como projeto piloto no município. O Programa foi apresentado pelo professor Paulo Cesar Vieira Martins, que fez uma alusão a todos os títulos conquistados pelos alunos de educação física da escola, em competições locais e estaduais. Entusiasta dos resultados obtidos e das potencialidades dos alunos, disse desejar desenvolver o “Mais Educação” como forma de fazer com que esses alunos possam render muito mais.
O Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, prevê uma jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, através de atividades optativas nas áreas de cultura, esporte, lazer, ciências e saúde, entre outras. No CEM Beija Flor serão trabalhados cerca de 200 alunos dos 7 aos 17 anos, no contra turno, as oficinas de atletismo, dança, futsal e informática. Segundo o Professor Paulo, os alunos que estudam no período da tarde chegarão pela manhã na escola, desenvolverão trabalhos nas oficinas, receberão almoço e depois ficarão para as aulas do turno da tarde e aqueles que estudam pela manhã permanecerão para as oficinas. “Espero que possamos ampliar a energia que vemos agora nessas crianças para levá-los muito mais longe”, declarou.
Integral
A representante da Secretaria de Educação, Eroni Terezinha Machado falou da importância dessas atividades no processo de aprendizagem. “A educação tem muito a desenvolver e nossos filhos, nossos alunos tem um potencial muito grande”, afirmou salientando que, como projeto piloto é importante que venha a funcionar com essa realidade de período integral. “A Secretaria de Educação é parceira em todas essas atividades e parabeniza à equipe toda pelo trabalho que se inicia”.
Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.