Forme um grupo e conheça as rotas turísticas de Mafra

Se você faz parte de um grupo de amigos e ainda não conhece os atrativos turísticos de Mafra, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), estão promovendo passeios a serem organizados para grupos para as rotas turísticas do Município.  Elas apresentam diversos atrativos relacionados à história, gastronomia, artesanato e belezas naturais e da colonização.

 

Para fazer os passeios, basta formar grupos de no mínimo 20 e no máximo 40 pessoas e entrar em contato com a Secretaria, pelos telefones (47) 3642-0488 e 3642-1880 ou com o Conselho de Turismo. Também podem ser agendados diretamente com os coordenadores Diuliana Ruthes, da Rota I, pelos telefones (47) 9179-5367 e (47) 9171-4881 e Edson Luiz Dvojatzki, da Rota II, pelo telefone (47)  9106-7039.

 

Forme um grupo e escolha sua rota

 

Rota I

O Itinerário da Rota I passa pelas localidades do Campo da Lança, Vila Ruthes e Campina do Espigão.  Conta com os seguintes atrativos:

  • Produtos artesanais: Bolachas artesanais na localidade do Campo da Lança, de propriedade de Maria Simette. Produção de variadas bolachas caseiras.
  • Propriedade rural da família Machado: Local amplo para passeios a cavalo em trilhas ecológicas, animais mansos para adultos e crianças apresenta amplo espaço natural, passeio em meio à mata nativa. Possui estrutura para almoço e café, incluindo no cardápio pratos preparada com produtos coloniais.
  • Propriedade Família Ruthes: amplo espaço natural, trilha para caminhada, cachoeira, estrutura para refeições, gado de corte e de leite e colheita de maçã (nos meses de dezembro a fevereiro). Vila Ruthes.    
  • Casa do Artesão: propriedade da artesã Doralice Horn. A casa, além, de apresentar ricos detalhes e obras do saudoso artesão, é o local de trabalho da artesã Doralice, que confecciona peças artesanais, utilizando como matéria prima a palha de milho e a madeira. As obras são conhecidas nacional e internacionalmente. Vila Ruthes.
  • Propriedade Família Lima: o local apresenta amplo espaço natural, passeios de cavalo, de charrete, tanque para pesca e estrutura para refeições como almoço e café. Campinha do Espigão.   
  • Patrimônios Históricos de Vila Ruthes: Capela e a Ponte Férrea.
  • Artesanato Perola: Com a maior imagem da Nossa Senhora  Aparecida construída em território Brasileiro
  • Raizes da Tradição: Centro de Eventos com capacidade para 4.000 pessoas.

 

 

 

 

 

Rota II

A Rota II passa pelas localidades de Butiá do Bráz, Augusta Vitória e Rio do Cedro e conta com os seguintes atrativos:

  • Patrimônio Histórico: trator mais antigo da região foi o primeiro a chegar à comunidade de Augusta Vitória, no ano de 1949. Proprietário Antônio First.
  • Produtos In Natura: Propriedade de Mário Skonieski, produção e comercialização de aipim in natura. Seu produto está no mercado há mais de dez anos sendo comercializado no município de Mafra e região. Neste local os visitantes conheceram o processo de produção e os benefícios do produto.
  • Pesque-pague Paraíso: Propriedade do Osildo Dvojaski, o local apresenta amplo espaço natural e possui vários tanques destinados à pesca, campo para prática esportiva, churrasqueiras e lanchonete. Neste local será servido um almoço, acompanhado de música apresentada por músicos da comunidade.
  • Cachoeira família Czermach: As águas cristalinas da cachoeira formam uma convidativa piscina natural. Esse atrativo natural é muito apreciado pelos moradores da localidade nos dias de calor. Rio do Cedro, proprietário Irineu Czermach.
  • Salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes: recepção feita por famílias da comunidade, com chimarrão, narração de histórias e causos do tempo dos tropeiros, pela historiadora Samieli Czermach e Irineu Czermach.
  • Associação Vitória: formada pela parceria de mulheres da comunidade, os principais produtos da associação são bolachas, pães e bolos. Neste local os participantes degustaram e adquiriram produtos.
  • Dona Albani: Fabrica de edredons e travesseiros de fibra e transforma lã de carneiro em lindo acolchoados.
  • Sítio Trigêmeos: Propriedade de Chirlei e Ernani  Kvischal, cultivam  uvas e amoras pretas para produção de vinhos, licores, sucos e geleias. No local, os visitantes recebem informações sobre o processo de produção, também se desejarem podem adquirir os produtos coloniais e degustação de um saboroso café colonial.