Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras apresentam ações realizadas

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Mafra de terça-feira, 17, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, Carlos Augusto de Oliveira, fez uso da tribuna para apresentar o balanço das atividades das secretarias com dados,  justificativa de medidas e respondendo, ainda, os questionamento dos edis.

O Secretário destacou a extensão territorial do município, de 1.404.034 km, e o desafio de manter esse espaço em condições adequadas. Explanou das dificuldades do dia a dia, como na área da logística: transporte de pessoal e material ou a recuperação de maquinário. Nesse sentido, destacou que a Prefeitura de Mafra desenvolve importantes ações para redução de custos no que se refere à manutenção e que está em estudo a implantação de subprefeituras.

Interior

As ações no interior do município foram elencadas como: manutenção e construção de pontes, bueiros, patrolamento e empedramento. Oliveira contou que o Executivo tem como meta dar condições de trafegabilidade nas estradas rurais para permitir o escoamento da safra sendo que foram atendidas as comunidades de Vila Ruthes, Rio Branco, Perizal (região próximo à Bituvinha), Rio Preto, São Lourenço, Augusta Vitória, Pedra Fina, Ribeirãozinho, Rio do Cedro, Boa Vista, Palmitinho, Corredeira, Espigão e KM 09. Bem como, foi atendida a Bituvinha com empedramento e patrolamento – nos meses de janeiro e fevereiro. Ele falou, ainda, que há um planejamento para os próximos três meses em que serão atendidos no eixo Sul: Butiá dos Tabordas; Mauricio Cailett; General Brito; Corredeira; Irara; Ribeirãozinho; Saltinho Canivete; Campina Konkel; Estrada do São Lourenço (sentido 15); Campo São Lourenço; Estrada dos Bornato (São João); Estrada da Formiga(São João) e Rio do Cedro. Pelo eixo Norte as Estradas do 123; do Tingui; do Mato Preto; Fazenda do Potreiro; Vila Neumann; Avencal São Sebastião; Tacanissa; Avencal São Pedro; Vila Grein.

Área Urbana

No que se refere à região urbana, o Secretário descreveu as obras de pavimentação, recuperação de vias e drenagem pluvial que estão ocorrendo.  Destacou que a instituição busca, da melhor forma, atender os pleitos da comunidade. “Nossa equipe está trabalhando para sanar os problemas nas vias, atuando inclusive aos sábados. Somos sabedores das dificuldades e queremos saná-las”.  Em pauta, também, as obras de esgotamento sanitário, PAC 2, recuperação e construção de pontes. Além da rodoviária e o cemitério municipal, o qual passou por um processo de revitalização com a pintura de meio fio, construção dos muros, nova sede administrativa, digitalização e dinamização dos serviços. Para encerrar, o Secretário respondeu os questionamentos dos vereadores e agradeceu a oportunidade de apresentar as ações na Casa de Leis.