Oficinas de cultura gratuitas atendem a 550 alunos mafrenses

 

  • Ainda há vagas para crianças, adolescentes e adultos

 

Freqüentadora há três anos da oficina de E.V.A., a tecelã Antonia Jussara Pettres Schelbauer  diz amar os cursos da Secretaria de Cultura pois além de  incrementar a renda da família, ainda ajuda a elevar a sua auto estima, a aprender novas artes e a conhecer pessoas. “Amo fazer os cursos que são muito úteis, pois as peças que produzo são vendidas, enfeitam minha casa ou ainda usadas para presentear amigos”, explicou.

 

Além da oficina de E.V.A., a Secretaria Municipal de Cultura de Mafra está disponibilizando gratuitamente à população, em parceria com a Associação Amigos da Cultura Mafrense, outras oficinas como pintura em tecido e fios, para adultos e de violão, grafite, teclado, teatro, dança, pintura em tela e desenho, para crianças e adolescentes. Neste ano as oficinas contam com cerca de 550 alunos inscritos. Em 2014 cerca de 800 alunos freqüentaram os 12 cursos oferecidos.

 

Vagas

A Secretaria informa que ainda há cerca de 80 vagas para as oficinas tanto para adultos como para as crianças e adolescentes. Os interessados devem comparecer na Casa da Cultura (ao lado da biblioteca) das 8 às 12 e das 13:30 às 17 horas, com documento original com foto, comprovante de endereço de Mafra e acompanhados de um responsável (para menores).

 

Importância

A professora Kariny Mareth, de oficina de E.V.A. destacou a importância dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. “São essenciais para a comunidade porque proporcionam às pessoas interagir, além de ser uma fonte de renda à família, pois muitas pessoas tiram desse aprendizado o sustento da família, fazendo disso uma arte”.  As aulas de E.V.A possuem hoje 45 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.  O motivo trabalhado hoje é a Páscoa. 

 

Parceria

Os cursos para crianças e adolescentes são ministrados por professores da Associação dos Amigos da Cultura Mafrense (AACM) pagos com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Mafra. Para adultos serão custeados pela Prefeitura Municipal.