Alunos mafrenses participarão da primeira etapa da Provinha Brasil 2015

Um total de 428 alunos das turmas de 2º ano, de 16 unidades da rede municipal de educação de Mafra participará da Provinha Brasil em 2015, que será aplicada pela Secretaria de Educação de Mafra. Avaliará habilidades de leitura e matemática.

A  Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização e acontece em duas etapas, uma no início e outra no término do ano letivo a fim de verificar a alfabetização, identificando eventuais problemas e dificuldades que as crianças enfrentam com a leitura e a escrita. O objetivo é sanar e ampliar as chances de um bom desenvolvimento da aprendizagem ao longo do Ensino Fundamental.

Avaliação

Para o  Prefeito Roberto Scholze  essa é uma importante oportunidade de avaliação do aprendizado dos alunos mafrenses. Ele pediu ao Secretário Eutides Tavares e sua equipe, empenho na manutenção de uma educação de qualidade, com professores capacitados e espaços adequados aos alunos. “A Provinha Brasil é um eficiente meio para os pais acompanharem o desempenho dos seus filhos, bem como do ensino que eles vêm recebendo nas escolas da rede municipal”, afirmou o Prefeito.

O Secretário salientou que neste início de ano letivo está visitando todas as escolas do município, a fim de  verificar as dificuldades existentes em cada uma delas em relação à espaço físico, alimentação, professores e infraestrutura,  para tentar  solucioná-las o mais rápido possível.

Aplicada pela primeira vez em 2008, a Provinha Brasil é um instrumento que auxilia professores e gestores escolares no acompanhamento do nível de alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental.

Ao lado da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), a Provinha Brasil averigua a aprendizagem dos alunos durante o ciclo de alfabetização e avalia se o desempenho se adequa à meta proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).