Rede Feminina de Combate ao Câncer arrecada 6 cadeiras de roda com a campanha do Lacre Solidário

A concretização de um trabalho da rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra, com diversas parcerias resultou na transformação de 310 garrafas pets cheias de lacres de latinhas, em  6 cadeiras de rodas e uma cadeira de banho. A solidariedade dos alunos das escolas das redes municipal e estadual das duas cidades e da comunidade em geral, que aderiu à campanha Lacre Solidário, foi a principal responsável pelos resultados.

A campanha lacre solidário foi lançada em abril do ano passado pela RFCC junto às escolas e comunidade das duas cidades, em parceria com a Autopista Litoral Sul, Instituto Martinelli Solidariedade. Ao todo foram arrecadadas 409 garrafas pets cheias de lacres de latinhas (refrigerante e cerveja), ou 514 kg de alumínio. Desse total, 312 garrafas foram encaminhadas, aos parceiros e reverteram em 6 cadeiras de roda para atenderem às pessoas que necessitarem, pacientes oncológicos ou não, através de empréstimo.

A solenidade de entrega das cadeiras de roda aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 27, no salão paroquial 6 de Agosto da Igreja Bom Jesus, em Rio Negro, com a presença dos parceiros  Autopista Litoral Sul, Instituto Martinelli Solidariedade e representantes das Secretarias Municipais de Educação de Mafra e Rio negro, além das voluntárias da RFCC.

Das cadeiras adquiridas duas ficarão a disposição para empréstimo aos munícipes de Mafra encaminhados pela Secretaria de Educação à entidade; uma cadeira para a Secretaria de Educação de Rio Negro e na sede da RFCC estarão a disposição quatro  cadeiras, incluindo a cadeira de banho para empréstimos a quem dela necessitar.

Parcerias

A presidente da rede, Rosana Ricetti falou do amplo apoio recebido das crianças que frequentam as escolas municipais e estaduais, além da comunidade em geral e agradeceu aos novos parceiros, a Autopista Litoral Sul e o Instituto Martinelli. “Hoje é um dia muito feliz por estarmos fechando essa primeira etapa da campanha com um resultado maravilhoso que vai ajudar a atender número expressivo de pacientes que precisam delas para se locomoverem.  Ela alertou que a campanha continua, com a finalidade de conquistar outros equipamentos como andadores, cadeiras de banho, colchões, muletas, entre outras.

Exemplo

O Diretor da Autopista Planalto Sul,  Antônio Cesar Ribas Sass, falando como representante da ARTERIS, parabenizou a Rede Feminina de Combate ao Câncer pela iniciativa e disse ser esse um exemplo que deve-se levar para a vida. “Se cada pessoa plantar uma semente como essa tenho certeza de que teremos uma cidade  e um estado diferentes”, declarou.

Solidariedade

A representante do Instituto Martinelli, Claudia Mary Dreher lembrou dos primeiros contatos com a Rede e da pergunta como tudo começou: vocês podem nos ajudar? “Sim, pois essa é a nossa missão”, afirmou, acrescentando que a parceria os fez acreditar que ainda existem pessoas que estão sempre somando, se solidarizando para o bem dos que necessitam. “Os 514 kg de lacre são resultado do trabalho em equipe, por isso podem contar sempre conosco”, concluiu.

Multiplicação

O Secretário de Educação de Rio Negro, Alessandro Von Linsingn  disse ter ficado muito contente com as diferentes parcerias estabelecidas. “Parceria é isso, os dois lados  somando. O que está acontecendo aqui vai se multiplicar para beneficiar a quem precisa”, afirmou declarando que a educação de Rio Negro será parceira sempre.

Grande avanço

A representante do Prefeito de Mafra, Roberto Scholze e do Secretário de Educação, Eutides Tavares, Ana Claudia Domingues Rauen, que coordena o Atendimento Educacional Especializado do município destacou que nos 21 anos de atuação nessa área já viu muitas necessidades e dificuldades com pais consertando cadeiras de rodas. “Hoje a Rede obtém essa grande conquista, um grande avanço quando observamos com os olhos voltados para a educação especial”, afirmou. Ela parabenizou a todos os participantes e parceiros. “Que  vocês continuem semeando solidariedade cada vez mais”, concluiu.

Um dos grandes ajudantes do Lacre Solidário é o alunos de 4 anos de Jardim I, do Comecinho de Vida, Gabriel Valério Burghardt, que ao saber da campanha na escola, fez o trabalho formiguinha em casa, com amigos e familiares, sempre catando os lacres das latas utilizadas para entregar na escola. “Ele conscientizou e contagiou a todos na família e os amigos”, explicou a mãe Jardeli V. Burghardt. Assistente social ela conta que sempre se emociona quando  conversa com o filho sobre o assunto.