Prefeitura de Mafra consegue licença para desassorear e revitalizar o rio Bandeira

• Obras deverão começar em breve e exigirão uma balsa para execução dos trabalhos no leito do rio

A Prefeitura de Mafra realizou na manhã de quarta-feira, 8, na Amplanorte, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, reunião considerada como de fundamental importância para o município, pois tratou do trabalho de desassoreamento do rio Bandeira. A ação vem sendo gestionada pelo Executivo há cerca de um ano junto à FATMA, que concedeu licença prévia para o projeto no dia 19 de março. A reunião contou com a presença do Secretário Carlos Augusto de Oliveira, do Vereador Luiz Alfredo Nader e dos servidores municipais representantes das secretarias de obras, meio ambiente e desenvolvimento urbano, saúde, assistência social, agricultura e governo e cidadania.

Mafra tem sofrido nos últimos anos com repetidas enchentes do rio Negro, rio da Lança, rio Matadouro e rio Bandeira, necessitando decretar situação de emergência, todos os anos de  2009 a 2014.  Dentre os bairros mais afetados destacam-se a Vila Solidariedade, Vila Argentina, Vila das Flores e Vila Ivete entre outros, além de parte do centro da cidade. Além das enchentes, o rio Bandeira, que corta a cidade, tem sido responsável também por diversos alagamentos, em razão de chuvas mais fortes, afetando com certa frequência os moradores ribeirinhos. São aproximadamente 47 residências em  64 imóveis que são atingidas diretamente pela cheia do rio, além dos moradores de bairros próximos e/ou comunidades próximas, como Campo Novo, Barracas e outras, pois sofrem com a interdição das vias de acesso às suas casas.

Execução

A licença prévia foi concedida pela FATMA no dia 19 de março e o município conta agora com o prazo de 1 ano para execução dos trabalhos que, segundo o engenheiro Florestal Edgard Alfredo Bredow, deverão constar da retirada dos materiais depositados no leito para baixar o nível das águas. O custo do projeto, que será realizado com recursos próprios do município, vai girar em torno de R$ 403.855,13 e deverá iniciar pela Rua José Boiteux, sentido rua Independência, de jusante a montante. A extensão total do projeto será de 1.600 metros. O trabalho de desassoreamento do rio passará pelas tubulações das ruas José Boiteux, São José (única não pavimentada), Independência, Blumenau (PAC 2), Getulio Vargas, Pedro Adélio (PAC 2) Alípio Siqueira (PAC 2), Nicolau Bley Neto e parte da Fúlvio Aducci. Em paralelo às obras, deverá ser realizado trabalho de conscientização ambiental da população ribeirinha e dos alunos das escolas da região do rio.

Qualidade de vida

O secretário Carlos destacou que o objetivo da reunião é delinear como serão realizados os trabalhos que envolverão defesa civil, vigilância sanitária, ação social, fiscalização e equipes de limpeza urbana e topografia, para garantir que a obra possa acontecer dentro do cronograma a ser estabelecido. “Essa será, junto com o esgotamento sanitário, uma das obras mais importantes para o município, tendo em vista a qualidade de vida dos moradores ribeirinhos”, afirmou. O secretário lembrou o empenho do Prefeito Roberto Scholze, junto ao órgão, para que a liberação da licença e citou ainda o requerimento recebido da Câmara de Vereadores, de autoria do Vereador Nader, solicitando informações sobre o cronograma de trabalho para o desassoreamento e revitalização do rio.

Anseio antigo

O vereador Luiz Alfredo Nader agradeceu ao convite para participar da reunião e destacou  ser essa obra um anseio antigo da população e pleito de muitos vereadores de antigas legislaturas. “A exemplo de hoje considero muito importante estabelecer uma maior união entre o Executivo e o Legislativo para a retomada do desenvolvimento do Município”, declarou.

Um dos presentes na reunião, morador do bairro da Vila Ivete há mais de 50 anos, o ex vereador  Valdir Socolski, hoje funcionário do Município, considerou a obra como maravilhosa. “Enquanto vereador sempre ouvia inúmeras reclamações em relação ao problema do rio Bandeira e hoje fico muito feliz em poder ver que poderá ser dada uma solução para questão”, afirmou.