Unidades habitacionais do Santa Terezinha II são sorteadas entre os mutuários

  • Após o sorteio, as famílias deverão fazer uma vistoria na unidade

 

A tarde de quinta-feira, 09, foi marcante para as cinco famílias representantes dos futuros moradores do empreendimento Santa Terezinha II. Na data a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Habitação e a Caixa Econômica Federal realizaram o sorteio dos endereços das 142 unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa Minha Vida. O evento foi transmitido em tempo real por áudio e vídeo.

A Secretária de Habitação, Maria José Pinto da Silva, explanou sobre o processo de seleção e agradeceu a Caixa Econômica pela parceria e apoio. “Obedecendo todas as regras estabelecidas pelo Governo Federal (Ministério das Cidades), hoje ocorre mais uma etapa rumo a diminuição do déficit habitacional de nosso município, uma determinação do Prefeito Roberto Scholze. São 142 famílias que terão uma residência  e em breve o mesmo ocorrerá com mais 240 famílias  no Ouro Verde. É a concretização do trabalho em prol da comunidade”. 

O Gerente Geral da Caixa Econômica Federal de Mafra, Gilcemar Pivovar, ressaltou a importância das ações habitacionais para a entidade. “Administrar o Minha Casa Minha Vida – que dá condição de moradia para a população – é motivo de orgulho para todos nós. Estamos cumprindo a missão de levar moradia para as pessoas que necessitam. Mafra foi pioneira na regional Norte, junto com Joinville, na adesão e implementação do programa e hoje mais uma etapa acontece”. Pivovar agradeceu a Prefeitura de Mafra pela sustentação ao programa e desejou grandes realizações aos futuros moradores.

Etapas

Primeiramente foi realizado o sorteio das unidades, em seguida das residências destinadas as pessoas com necessidades especiais (16 unidades) e aos idosos (13). Com base na portaria 595/2013 do próprio Ministério e a Lei Federal 10.741/2003, 3% das habitações são destinadas aos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e 3% das habitações destinam-se para famílias que contenham pessoas com deficiência.

Depois dessa etapa realizou-se o sorteio para as demais unidades. O processo de sorteio foi totalmente eletrônico, garantindo a lisura na distribuição dos endereços.  O coordenador de Crédito Imobiliário e Habitação de interesse social da Caixa Econômica Federal de Joinville, Juliano Trevisan, explicou que finalizada a obra, será elaborada uma lista com data para a vistoria por parte dos mutuários ,em seguida ocorrerá a assinatura do contrato.

Conquista da casa própria

A jovem Luane Paes acompanhou o sorteio das unidades e ficou feliz em saber que irá residir na de número 124. Casada há 4 anos, conta que é a realização de um sonho. “Vamos sair do aluguel, foram anos difíceis e agora estaremos pagando algo que será nosso”.

O evento contou também com presença das Secretárias de Administração, Débora Scardarzan (representando o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze) e de Fazenda e Planejamento, Beatriz Grossl Gonçalves.  Além do chefe da Agência da Casan de Mafra, Honório Fragoso.  

Empreendimento

Pelo programa Minha Casa Minha Vida, o município de Mafra construiu, através da Construtora Implantec, 142 casas de 43,79m², no Residencial Santa Terezinha II, na Rua Santa Cruz, s/n, Amola Flecha, para famílias com renda de até R$ 1.600,00. As famílias pagarão no máximo 5% do seu orçamento.  O sorteio das famílias ocorreu em 2014. A lista completa do sorteio está disponível da Secretaria de Habitação e no site da Prefeitura de Mafra.

A Secretaria da Habitação está localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 541, Telefone 3643-9073. Atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.