Quinze dias de treinamento para os profissionais da Saúde de Mafra

A Secretaria de Saúde realiza durante os dias 13 e 14 de abril o acolhimento com integração para profissionais recém admitidos (enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem) através do processo seletivo 2014.

A Secretaria de Saúde realiza durante quinze dias uma capacitação para os aprovados no processo seletivo de 2014. O curso acontece na Universidade do Contestado e segue até 24 de abril para profissionais enfermeiros que ocupam função de coordenadores das unidades de saúde no município de Mafra.

Na abertura do evento, segunda-feira, 13, a Secretária de Saúde, Jaqueline Previatti Veiga, deu as boas-vindas aos profissionais. Explanou sobre as práticas adotadas em Mafra, destacando as diretrizes e princípios do Sistema único de Saúde como: universalidade, integridade, equidade, regionalização, hierarquização, resolutividade e descentralização.  “Devemos pensar que se trata de um plano de saúde que atende a todos. Nós somos o serviço de Saúde, um time e temos de andar coesos, trabalharmos em conjunto para uma Saúde melhor”. Para encerrar pediu empenho de todos e se colocou a disposição para esclarecimentos. “Somos o caminho para mudar a realidade da Atenção Básica em Mafra. Vamos cobrar muito profissionalismo e proatividade pois temos conhecimento do potencial de cada servidor publico”.”.

No encontro foram lembradas as práticas profissionais do SUS, destacou-se a ampliação do atendimento na Atenção Básica que aumentou para 95% de cobertura do município, contando com o trabalho de 19 equipes multiprofissionais compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo conter ainda dentista e técnico de higiene bucal.

Trabalho continuo

A coordenadora da Atenção Básica, Talita C. de Almeida Schmidt, ressaltou o papel fundamental dos profissionais que trabalham na Atenção Básica ou Atenção Primária em Saúde pelo atendimento longitudinal que realizam, pois acompanha pessoas e suas famílias em todos os ciclos de vida, desde o momento do intrauterino até à terceira idade.

Nos encontros são apresentados e discutidos fluxos de trabalho, melhorias para a acesso e aumento da qualidade na atenção básica, procedimentos da instituição e instruções sobre sistemas logísticos e sistemas de apoio para a atenção básica, ações programática e de livre demanda, acolhimento, vigilância em saúde, entre outros.  Além de explanação sobre atenção a saúde nos ciclos de vida e estratégias para enfrentamento dos agravos à saúde mais incidentes e prevalentes no município, etc.

Avaliação Positiva

A enfermeira Haline Giuliane Reckziegel está vindo de Joinville para atuar em Mafra. Ela tem experiência no atendimento pré-hospitar,  trabalhado inclusive anos no Corpo de Bombeiros. Haline conta que sempre teve interesse em atuar na Atenção Básica, destacando principalmente o papel e a autonomia da enfermeira que atende nos ESFs. “Conforme a coordenadora falou, na Atenção Básica a profissional é um ser absoluto, atua de forma linear em conjunto com a equipe”. Ela espera primeiramente a união com outros profissionais, entrosamento com a equipe e estabelecimento de vínculos com a comunidade para desenvolver um bom papel.