CMI de Mafra realiza reunião preparatória para a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa
O Conselho Municipal do Idoso de Mafra (CMI) realizou na sexta-feira, 17, reunião ampliada preparatória para a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa que acontece no próximo dia 29 em Canoinhas. Na ocasião, participaram membros do Conselho e demais pessoas interessadas em elencar propostas para serem levadas à Conferência. A Presidente do CMI, Aracy Carpen Schultz e a Secretária Municipal de Assistência Social, Kátia Borges Saliba, destacaram a importância do encontro. “Nosso objetivo é trabalhar para garantir os direitos e o reconhecimento da pessoa idosa na família e sociedade”, disse a Secretária. Já a Presidente discorreu sobre o papel dos serviços existentes na valorização do idoso.
Foram trabalhados quatro eixos temáticos: gestão, financiamento, participação e sistema de garantia de direitos humanos. Para tanto, os participantes foram divididos em grupos, nos quais puderam debater e formular propostas.
Idoso em foco
Ao todo, 20 propostas foram elaboradas envolvendo os eixos temáticos. Dentre elas, favorecer a inclusão do idoso usuário de assistência social nos programas e serviços públicos e também nos grupos tradicionais de 3ª Idade e que estes desenvolvam ações intersetoriais e intergeracionais; criação do Fundo Municipal do Idoso; ampliação dos trabalhos dos grupos de convivência com serviços voluntários na comunidade; capacitação continuada e garantida para os conselheiros de direitos; ampliação e implementação da Política de atendimento ao idoso (Art.3º do Estatuto do Idoso – inciso III). dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e demais serviços voltados ao idoso como espaços de proteção, entre outras.
Para encerrar os trabalhos do dia, foram eleitos 30 delegados para a conferência regional, sendo nove titulares e nove suplentes representantes da sociedade civil e seis titulares e seis suplentes de órgãos governamentais.
2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa
Com o tema “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por um Brasil de todas as idades” o encontro tem como objetivo propiciar a discussão sobre as consequências nas transformações sociais como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. A realização é do Conselho de Idoso Municipal e da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE -, em parceria com as Secretarias de Ação Social da microrregião, seguindo orientação do Conselho Nacional e Estadual do Idoso.