Iniciada campanha da vacinação contra a gripe
- O dia D da campanha será nesse sábado, 09, quando as unidades irão atender até às 17 horas
“Quem ama cuida da sua saúde”, dentro desse lema o casal Marly Helena Poly e José de Souza Poly compareceram na segunda-feira, 04, a Estratégia Saúde da Família Ricardo Gregório (Vila Nova) para a abertura da campanha da vacinação da gripe. “Fizemos questão de virmos juntos tomar a vacina. Eu sempre venho no primeiro dia e incentivo meus amigos a fazerem o mesmo. Vejo a vacinação como algo que ajuda na nossa saúde, sei que há pessoas que têm medo, mas não há motivo. Melhor tomar a vacina do que pegar uma gripe, não é? Ficar doente, gripado, ninguém merece”, conta Marly. Ela lembra ainda que ano passado foi a primeira a tomar a vacina.
Para marcar o início da campanha munícipes que compareceram nos ESFs da Vila Nova e do CAIC nesse primeiro dia participaram de uma fotos com a equipe de saúde, o objetivo foi incentivar que outros sigam o exemplo. Edite Consul, moradora da Vila Ivete, foi na unidade do CAIC para consulta médica e aproveitou para se imunizar. “Para mim é muito bom tomar a vacina. Antes eu vivia gripada no inverno e agora não sofro mais”.
Atendimentos
Nesse ano a expectativa é vacinar aproximadamente 13 mil pessoas nos 11 postos de vacinação situados nas unidades de saúde do município. A enfermeira Francesli Pereira conta que até 04 de maio foram contabilizadas cerca de 1 mil doses aplicadas, contando com os atendimentos extramuro (acamados, lares e instituições entre outros) que ocorreram na semana que antecedeu a campanha.
De acordo com a equipe de vacinação do ESF Ricardo Gregório até às 9 horas de segunda-feira, dia 04, quando a campanha iniciou e já foram vacinadas 150 pessoas. “Na semana anterior ao início foram realizadas as vacinações no Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis, no Lar Nossa Senhora da Anunciação, – Lar da Georgete e dos acamados que compõe a unidade de saúde.
Dia D
O dia D desse ano será sábado, 09 de maio, com atendimento nas unidades das 8 às 17 horas. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. No interior de Mafra acontecerá nos dias 13 e 14 de maio com equipe itinerante.
Os grupos prioritários para a vacinação são trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A Secretária de Saúde, Jaqueline Previatti Veiga, parabeniza os munícipes que deram o exemplo indo tomar a vacina no primeiro dia. Pedimos que a comunidade procure a sua unidade de saúde. “Vão aos seus ESFs conheçam as unidades e a sua sala de vacina. Nossa equipe estará pronta para atende-los”.