CEIM Restinga trabalha alimentação saudável de forma lúdica com os alunos

 

Incentivo a bons hábitos alimentares é o objetivo do projeto “Alimentação Saudável”

 

“O que é que tem na sopa do neném? Será que tem espinafre? Será que tem tomate?
Será que tem feijão? Será que tem agrião?…”
Este trecho da música Sopa (Palavra Cantada), define bem o projeto “Alimentação Saudável” do CEIM Restinga. Em abril a escola trabalhou o tema com os alunos a partir dos dois anos de idade.  De acordo com a diretora Andréa Karise Arbigaus Pscheidt, a alimentação é motivo de preocupação para pais e educadores. “O mercado e a mídia oferecem diariamente uma grande quantidade de produtos – guloseimas como refrigerante, balas, bolachas, entre outros – atrativos para as crianças. Procuramos mostrar que alimentos saudáveis como frutas e verduras podem ser também deliciosos”, explicou a diretora.

 

Durante a realização do projeto, a escola trabalhou o incentivo ao consumo de verduras, legumes e frutas em forma de saladas, sopas e “in natura”. Para tanto, os alunos tiveram várias oficinas – Culinária, Horta, Música, Teatro e palestra com a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, Giovana Kundlatsch. “Esperamos que as crianças incorporem o que aprenderam e vivenciaram na rotina de casa”. A escola e a família devem incentivar a diminuição do consumo de frituras, doces, salgadinhos e guloseimas, promovendo o aumento do consumo de frutas e verduras”, completou a diretora. Ela contou ainda que na Sessão Cívica do mês foi ressaltada a importância do tema, na qual os alunos do Jardim I Integral, da professora Márcia Regina Sampaio Auersvaldt, se apresentaram para toda escola, através de teatro e música.

 

Delícia de refeição

A professora do Maternal II, Vilmara Liebel Menine, contou que as atividades foram bem aceitas pelas crianças. “Fizemos a sopa saudável com chuchu, batata doce e outros vegetais – alimentos que muitos alunos não ingeriam -, mas com todo trabalho lúdico e demonstrando a importância do alimento, a refeição foi muito bem aceita”, explicou a professora. Ela também destacou a atividade da horta na qual os alunos trouxeram mudas, plantaram e estão ajudando a cultivá-la.

As alunas Gabriela Tyzka e Janieli de Lorena Moro, ambas com quatro anos, contaram que plantaram alface, pepino, salsinha, couve, entre outras mudas. Elas já mostraram suas preferências em relação à alimentação. “Como mamão, morango, laranja. Mas gosto mais de maçã”, disse Janieli. “Bala não é saudável, dá cárie, mas sopa é”, disse Gabriela. Para completar, as duas falaram: “refrigerante não é saudável, mas suco de laranja é”.

Vilmara conclui relatando a experiência neste mês de trabalho. “Para os alunos, saber identificar o que é ou não saudável e saber a importância de consumir os alimentos como frutas e verduras, é um conhecimento que esperamos que pratiquem e levem para a vida adulta”, finalizou.