Ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo apresentadas na Câmara na Vereadores
Na terça-feira, 05, o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Kondlatsch, fez uso da tribuna na Câmara de Vereadores para realizar um balanço de atividades e relatar projetos futuros ou em andamento. Destacou atividades do ano de 2014 e informou as práticas em curso e o planejamento deste ano. Em pauta incentivo ao esporte amador, democratização do acesso à cultura e desenvolvimento do turismo.
Cultura
Relatou que em 2014 a Cultura realizou ações como a 2ª Feira do Livro (mais de 10 mil pessoas passaram pela feira), 1º Encontro de Corais de Mafra, o concurso fotográfico Um Novo Olhar sobre Mafra e a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura. Outra ação importante foi a vinda do SESC Móvel que atendeu, ao todo, mais de 700 pessoas entre alunos e a comunidade com atividades teatro, música, capoeira, sessões de cinema, oficina de bonecos, brinquedos lúdicos, contação de história entre outras atividades. Para a formação deu-se continuidade as oficinas da Casa da Cultura em parceria com a Associação Amigos da Cultura Mafrense – mais de mil pessoas tiveram cursos gratuitos de pintura em tela, artesanatos em geral, violão, teclado, dança e teatro.
O Secretário explanou também sobre algumas atividades deste ano como: o Cinema Rural Itinerante, Teatro de Bonecos Gigantes de Rua (Teatro Menestrel Faze-dô com a peça Bulha dos Assombros). Bem como anunciou que Mafra trabalha em várias frentes como: cinema (tratativas para vinda do Pré-FAM – Festival Audiovisual Mercosul e Festival do Minuto), música (Festival de Música de Garagem), literatura (3ª Feira do Livro); assim como as tradicionais peças de teatro. Bem como atividades alusivas ao mês do aniversário do município, Semana Farroupilha entre outros eventos.
Informou que para esse ano está em tratativas para exibir o Festival do Minuto e que a proposta é levar a uma adaptação a linguagem do minuto para que ocorram produções locais. “O objetivo é trazer essa experiência de fora e incentivar as produções locais”.
Esporte
Na área, a Secretaria realizou o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Taça Cidade de Mafra/Zeppelin de Futsal, corridas rústicas de 1º de maio e a noturna entre outros. O Secretário explicou que o tradicional campeonato de futebol gera integração entre as comunidades, em 2014 doze equipes disputaram jogos em sete campos (Bandeirantes, Vila Solidariedade, Vila Peschel, Rio do Cedro, Vila Argentina, Vila Ruthes e Bela Vista). “Esse ano acreditamos que devemos ter uma média de 12 à 14 inscritos, movimentando novamente os atletas amadores da cidade e do interior”, informou.
Segundo o Secretário há uma grande preocupação com o incentivo as práticas esportivas e de lazer as quais devem aumentar, sendo possibilitadas por parcerias com instituições como o Sesc e Sesi. Destacando a importância da prática esportiva em todas as fases da vida, relatou a participação do município nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI) fase microrregional com importantes conquistas e afirmou que Mafra está inscrita no Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) no futsal masculino, futsal feminino e basquetebol feminino. Para os estudantes está ocorrendo a fase municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina de 12-14 e 15-17 anos. Destacou ainda as próximas ações como o Campeonato Municipal de Futebol de Campo (setembro), 3ª Corrida Rústica Noturna (novembro), Pedala Mafra e Biketur (sem data definida) entre outras.
Turismo
Na área do turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, ocorreu a integração regional com a Rota Caminhos do Contestado, ações para o desenvolvimento do Plano Municipal do Turismo e o projeto de caminhadas orientadas no Sítio Trigêmeos na Localidade de Butiá do Bras. Foi iniciado trabalho de catálogo de bens culturais e turísticos para criação de um acervo e levantamento de potenciais para exploração no município. Além das tratativas para a instalação do Museu do Mel, na antiga residência da família Sommer, trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico de Mafra (CoMPPam) e Apinorte.
Nesse ano deve ser lançado ainda o Livro de Receitas Típicas do Município que será impresso no segundo semestre totalmente custeado pelo Executivo para divulgação da gastronomia local, uma parceria com o Comtur.
Centenário
O Secretário anunciou que já iniciou atividades para o Centenário do município como produção de um documentário e de um livro, relógio de contagem regressiva dos 500 dias, exposição de fotografias dos 100 anos, concurso de poesias do centenário entre outras. “Estamos formando uma comissão composta com servidores efetivos para que seja garantidas a execução das ações para o ano de 2017”.
Apresentou ainda projetos que estão em andamento para melhorar a infraestrutura como restauração da Casa da Cultura “Dr. Mathias Piechnick”; reforma do Auditório Municipal “Maria Martha Schulz Scholze”; Melhoria no Estádio Municipal Rodrigo Ezídio (Campo do Bandeirantes) e construção do local para a prática do skate.
Para encerrar colocou a Secretaria a disposição para esclarecimentos e parcerias em prol do município. “Respeito essa Casa de Leis e cada um dos senhores vereadores que foram eleitos democraticamente. Acredito que parcerias são importantes, estamos para servir o povo”, relatou o Secretario ao responder aos vereadores que se dispuseram a ir em busca de recursos para a construção da pista de skate e outras obras. Os edis elogiaram que os secretários municipais estão comparecendo a Casa de Leis para fazer uso da tribuna sem a necessidade de convocação e, principalmente, a apresentação feita na noite de terça-feira, que consideraram muito bem explanada e elucidativa.