Reunião de trabalho entre Master Agropecuária e membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico será importante passo para instalação da empresa

• A realização da reunião foi pleiteada pela empresa e será fator relevante na apresentação da comunidade à instituição

Na manhã de sexta-feira, 08, na sede da CDL, em reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODEM) estiveram em pauta: o programa Senac Varejo, estudo das potencialidades econômicas do município. Discutiu-se ainda a realização de um encontro com a diretoria da Master Agroindustrial Ltda a ser realizado em final de maio.

Atendendo a um convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o diretor do SENAC São Bento do Sul, Alex Luiz Mariano apresentou o projeto Senac Varejo que  visa aprimorar potencialidades do segmento varejista a partir da capacitação de empresários, gestores e colaboradores.  O projeto tem a possibilidade de participação de até 30 empresários, trazendo o que há de melhor no varejo. O vice-presidente do conselho e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mafra, Ernani Kvitschal Junior, destacou a importância da capacitação para um comércio, que vem atender os interesses da comunidade.

Master

A realização de uma reunião de trabalho entre representantes da sociedade civil organizada e a diretoria da empresa de abate e processamento de suínos Master Agroindustrial Ltda foi a importante pauta do dia.O encontro, cuja organização será do Conselho, foi sugerido pela empresa nessa semana com o objetivo de apresentar a proposta atual.  A sugestão foi amplamente acatada pelos presentes. O Presidente do Conselho, Márcio Magnabosco, colocou o conselho a disposição para dar subsídios às tratativas e parabenizou as ações do Executivo.

O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, afirmou a importância da instalação do empreendimento que poderá mudar o cenário atual mafrense.  Este deve gerar, somente na primeira fase, mais de 800 empregos.  “O processo de aproximação com as lideranças locais é fundamental para apresentar que a comunidade está alinhada com o projeto. Nossa cidade tem potencial para se tornar receptora de investimentos de peso, trazendo qualidade de vida e desenvolvimento para nossa comunidade. Estamos trabalhando para reescrever a história de Mafra”. Nesse sentido o conselheiro e advogado, Antonio Mario Koschinski, cumprimentou o prefeito por prestigiar o conselho permitindo que esse seja o órgão realizador do encontro

O processo para a instalação foi iniciado em 2013 após visita, realizada pelo Executivo, ao centro administrativo, em Videira. Desde então as tratativas seguem firmes com o Executivo mafrense dando suporte: desde o processo decaptação de recursos através dos bancos BRDE e BNDES, prospecção de imóveis, levantamento de infraestrutura e adequação da legislação. Nesse período reunião com o Governo do Estado, na pessoa do Governador Raimundo Colombo, dos secretários de Fazenda Antonio Gavazzoni e de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o Deputado Estadual Carlos Chiodini e com Deputado Federal Mauro Mariani foi  importante para a discussão e encaminhamento do projeto.

Conselho

O CODEM reúne-se mensalmente com o objetivo de discutir e deliberar matérias relacionadas ao desenvolvimento econômico do município. A entidade por representação da sociedade civil e do Executivo mafrense.