Vacinação em Mafra teve boa resposta da população

  • Quem ainda não tomou a vacina deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para ser imunizado

“O dia de prevenção é para mim um dia de festa e alegria”, assim a enfermeira Aline Pures, da Estratégia Saúde Família Ricardo Gregório, da Vila Nova, definiu o clima verificado em Mafra, no Dia da Mobilização, 9 de maio, para vacinação contra Influenza. A meta do município é vacinar até o dia 22 de maio, cerca de 13 mil pessoas.

Conforme dados repassados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 9 foram vacinados 4.734 pessoas. Nesse período foi destacado como ponto forte a imunização dos profissionais de saúde, que já atingiu 54,08% do total e, como ponto fraco, o número de gestantes vacinadas, que atingiu apenas 20,77%. Outra análise foi que a procura de adultos foi muito boa tendo em vista a outros anos. A enfermeira estava com a filha Luiza Pures di Santo que ia receber a dose. Para ela é muito importante que as pessoas tenham consciência de que a vacina faz bem para a saúde. “Hoje não é um dia de dor e sim de festa para a população”, declarou. (foto)

 

Dever de casa

O casal Andriele Steidel e Silvano Cesar Strack levou a filha Isabele Strack, de 2 anos e 7 meses, para receber a dose da vacina. Depois ela brincou no “pula pula”.  Segundo a mãe a carteirinha de saúde da filha está em dia, pois a família também tem que fazer a sua parte. (foto)

Cassia Aparecida da Silva levou a filha Alana Eduarda Dalpra, de 3 anos, para receber a prevenção. Ela já tinha levado na mesma unidade, o filho Augusto, com doença crônica respiratória. Para ela a prevenção da doença é muito importante. Anaiara Dallabona levou os filhos Nicole e Carlos Eduardo para tomar a vacina no ESF Vereador Edson Schultz, na Restinga e prestigiaram a inauguração da unidade. As crianças que compareceram puderam aproveitar brinquedos como piscina de bolinha e cama elástica. (foto)

 

Resposta positiva

A Secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga declarou estar muito satisfeita pelos primeiros resultados obtidos no Dia da Mobilização contra Influenza. Foram 4.734 doses aplicadas desde o início da campanha, para uma meta de 80 % de 13 mil doses, a ser atingida até o dia 22 de maio. “Fiquei muito feliz com a resposta da população nessa primeira semana e aproveito para convidar as pessoas que ainda não tomaram a vacina, para que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para serem imunizadas”, afirmou. Ela explicou ainda que a vacina dada pela saúde combate três cepas do vírus da influenza.  Em relação às unidades de saúde afirmou que as equipes, hoje mais estruturadas e motivadas, colaboraram para o sucesso do Dia de Mobilização.

 

Ainda dá tempo

A Secretaria Municipal da Saúde lembrou que começa nesta quarta-feira, dia 13 de maio a Campanha de vacinação contra Influenza (gripe), nas comunidades do interior de Mafra. No dia 13 receberão as doses das vacinas as comunidades de Rio Preto do Sul, Bituvinha, Perizal Bituava Papuã, Rio da Areia do Meio, Leonel, Rio da Areia de Cima e Rio da Areia de Baixo.  Já No dia 14 de maio, receberão as doses as localidades de Butiá dos Tabordas, Maurício Caillet, Passo da Cruz, Brito e Barracas.