Mutuários assinam contrato de casa própria do Residencial Santa Terezinha II

 

Casas já estão prontas para morar e famílias têm 30 dias para realizarem a mudança

 

Dos 293 inscritos para concorrerem a uma casa do Programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura de Mafra, 142 famílias sorteadas já estão de posse das chaves. As novas casas em alvenaria possuem 43,79m² cada e foram construídas na Rua Santa Cruz, s/n, bairro Amola Flecha.

Chaves na mão

A assinatura do contrato dos mutuários com a Caixa Econômica Federal e entrega das chaves do imóvel aconteceu nesta terça-feira, 12, no salão do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, equipe do banco e da construtora Implantec repassaram instruções aos presentes como prazo para ocupação da casa, deveres do proprietário (pagamento de encargos – IPTU, energia elétrica, água, prestação do imóvel, etc.), condições contratuais a serem respeitadas (impossibilidade de vender ou alugar), além de manual de usuário da casa. Ao todo, o mutuário terá 10 anos para pagar o financiamento de seu imóvel (120 vezes), com prestações que comprometem no máximo 5% do orçamento familiar (renda de até R$ 1.600,00).

A gerente regional da Caixa Econômica Federal, Janice Rita Werka Vieira, destacou que a ocasião era um momento importante para os mutuários e para o banco. “Dêem valor a esse dia. Sejam responsáveis e persistentes. Desejo sucesso na nova moradia e por conquistarem sonho de vocês”, disse.  A Secretária de Habitação, Maria José Pinto da Silva, em nome do Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, agradeceu a todos que contribuíram para a realização do empreendimento. “Para Mafra serão cerca de 400 pessoas tendo acesso à moradia digna, graças à parceria entre Governo Federal, Caixa Econômica e Prefeitura”, declarou. A Secretária também lembrou que a Prefeitura fará trabalho social com oficinas e palestras para ajudar a conduzir a vida dos moradores.

Do sonho à realidade

O jovem casal Jennifer Aparecida Vithoft Popper, do lar e Iury Willian Popper, consultor técnico, casados há dois anos e pais de um filho, acabam de conquistar a casa própria. “Moramos com meus pais e agora que temos filho queremos nossa casa”, disse Iury. Já Jennifer contou que deu tudo certo quanto ao sorteio da casa. “Pegamos a primeira casa, de esquina, verde e que tem meu número da sorte. Além do mais, as prestações cabem no nosso orçamento”.

O instrutor de auto-escola, Altamiro Soares Pinto, disse que a casa própria representa estabilidade na vida. Ele, ao visitar o empreendimento que possui oito quadras, sugere que sejam dados nomes de personagens históricos brasileiros às vias internas. “A primeira rua poderia chamar-se ‘Entradas’ e uma outra ‘Bandeiras’. Sugiro ainda Borba Gato, Caramuru, entre outros”, disse. Altamiro explicou que na Vista Alegre as ruas tem nomes de índios como Guaicurus, Aimorés e Tupinambás. Fica aí a dica para Administração Municipal.

Para a primeira mutuária a assinar o contrato com a Caixa foi Ana Maria Breger, foi um momento emocionante, segundo ela. “Eu pagava de 100 a 200 reais de aluguel mensal. Agora estou feliz em ter o que é da gente. É uma conquista”, concluiu, mostrando orgulhosa as chaves de sua casa nova, ao lado de gerente regional, Janice Rita Werka Vieira.

Serviço:

A Secretaria da Habitação está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 85, Telefone 3643-9073. Atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.