Circuito FAM de Cinema apresentou produções feitas nos países do Mercosul

Circuito FAM de Cinema apresentou produções feitas nos países do Mercosul

 

O grande desafio é despertar o interesse pela sétima arte em crianças, jovens e adultos, criando um público cativo no município

 

Mafra foi uma das cidades que recebeu a Mostra Circuito FAM de Cinema. No Auditório Municipal o público pode assistir de graça, de 21 a 23 de maio, a filmes de curta e média metragem, além de documentários e filmes infanto-juvenis vencedores do FAM 2014. As sessões aconteceram pela manhã, tarde e noite e contaram com a presença de escolas e do público em geral. Aproximadamente 700 pessoas passaram pelo evento nos três dias.

 

Um dos idealizadores da ação, o cineasta mafrense Timotheo B. Moreira Neto contou como surgiu a proposta de trazer a Mostra Circuito FAM de Cinema.  Ele falou que havia o interesse em trazer um filme sobre a ferrovia, e que tiveram gravações aqui no município, mas como não foi possível nesse momento, houve a sugestão de aproveitar a brecha e o contato já realizado com a Secretaria de Cultura. “Assim surgiu a ideia de trazer o Circuito Itinerante Pré-FAM para Mafra e apresentar o mundo do cinema alternativo. Deu certo e aqui estamos hoje”, disse. Timotheo trabalha com o FAM desde 2009, quando foi realizada a 13ª edição do festival.

 

O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra, Rafael Kondlatsch, falou do desafio de despertar o interesse do público para produções dos países que integram o Mercosul, bem como das demais produções nacionais e internacionais. “Desde o primeiro ano na Secretaria eu repito que nosso grande desafio é criar público consumidor de cultura. Mafra viveu um hiato muito grande no sentido de incentivos dessa natureza e hoje trabalhamos para criar um público cativo. A vinda do Circuito FAM foi fantástica nesse sentido”, destacou, ressaltando o empenho do cineasta mafrense, Timotheo B. Moreira Neto e dos organizadores do Festival, Antonio Celso Santos, diretor geral do FAM e Reno Caramori Filho, responsável pelo FAM Itinerante.

 

Primeira fila

As alunas do 3º ano do Ensino Médio, Larissa Vons e Camila Konig, do EEB Barão de Antonina, que haviam acabado de assistir ao filme “Faroeste – Um Autêntico Western” (18min), contaram que “é uma história de vida”, resumindo o enredo. “A lição que tiramos é que aprendemos com nossos erros”, disseram. As estudantes falaram ainda dos gêneros que preferem entre eles comédia, infantil, ação e terror.