Plano Municipal de Educação é aprovado em consulta popular

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Educação, realizou na segunda-feira, 25, a consulta pública para aprovação e validação do Plano Municipal de Educação. Durante todo o dia representantes das unidades escolares municipais, estaduais, particulares e da Universidade do Contestado. Além da sociedade civil – por meio dos conselhos – discutiram e votaram as 19 metas e as 226 estratégias. Quem prestigiou o debate pode, ainda, conhecer os trabalhos dos alunos dos Centros de Educação Infantil.  

Solenidade

Para a abertura o músico Michel Matias Veiga cantou o Hino Nacional e algumas músicas. As autoridades Prefeito Roberto Scholze; o Secretário de Educação, Eutides Tavares; a diretora de Educação, Solange Lansky; o Secretário da 25ª SDR, Abel Schroeder; a integradora de ensino e consultora do PME, Maysa de Lima Borges, e o presidente do Legislativo mafrense, Edenilson Schelbauer compuseram a mesa.

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, destacou que a Administração está voltada ao desenvolvimento do município em todas as áreas e que muito vem sendo realizado nesse sentido. “Estamos finalizando a vinda de duas grandes empresas para o município que irão gerar muitos empregos, porém precisamos ter condições adequadas com mão de obra qualificada para oferecer. Essa discussão de um plano a longo prazo é fundamental para o crescimento de nosso município”. Ele agradeceu a presença de todos os envolvidos e ressaltou que todos sairiam do encontro com a sensação de dever cumprido por trabalharem em prol da Educação nos próximos dez anos.

O Secretário de Educação e a Diretora de Educação destacaram a importante conquista e desafio que é a criação de um plano para o município, ressaltando a universalização do ensino dos 4 aos 5 anos  e a ampliação do atendimento de 0 à 3 anos. O Secretário lembrou ainda que a realização da consulta pública promove o debate pelos âmbitos da sociedade, permitindo que juntos se construa uma educação de qualidade. A Diretora complementou explanando que “a caminhada é árdua e longa, mas precisamos acertar o rumo e perseverar em busca de melhores dias, a começar pela valorização da Educação Básica”.

Debate

Primeiro foram apresentados dados sobre a situação atual do município como população, educação básica, rendimento escolar – todos com dados oficiais e embasados nos diagnóstico das escolas. O encontro seguiu com a leitura de todas as metas e estratégias para alcançá-las sendo colocado em debate o texto e possibilitado democraticamente alterações.

O encontro foi bem avaliado pelos participantes. A Diretora do CEM Restinga, Andrea Karise A. Pscheidt, falou que os educadores puderam ter uma participação ativa no processo, desde a realização de estudos, debates com os professores sendo que ao final a equipe técnica da Secretaria de Educação sistematizou o que foi discutido com as escolas.

 Plano Municipal

O PME tem como objetivo promover melhorias na qualidade da educação, nas condições de trabalho do docente, a erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar, dentre outras medidas. Este é embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal no Plano Nacional de Educação (PNE) criado em 2014. Após a consulta popular, o documento será encaminhado para a Câmara de Vereadores em formato de Projeto de Lei, que, se aprovado, será sancionado pelo Executivo Mafrense. Os municípios têm até o dia 24 de junho para entregar os planos de educação ao Governo Federal.