Mafra reforça pedido para Instalação de um campus do Instituto Federal na cidade

  • A nova unidade poderá somar no processo de capacitação da mão de obra local.  A primeira visita aconteceu em abril

Na tarde de terça-feira, 10, o Secretário de Desenvolvimento Econômico , Ernani Antônio Kvitschal Junior se reuniu com a diretoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Canoinhas. Em pauta a ampliação do campus para o município de Mafra. Esse foi o segundo encontro para tratar da temática, na primeira visita em abril o representante do Executivo foi recebido pelo administrador Willian Hasegawa e cogitou-se um novo encontro com a participação do Executivo e do Legislativo mafrense.

O Secretário Ernani ressaltou a importância da capacitação dos munícipes tendo em vista a previsão de instalação de empresas de grande porte. “A criação de infraestrutura adequada e a  capacitação da mão de obra é um instrumento importante para a desenvolvimento local, estamos trabalhando em ambas as frentes”.

Ações previstas

Na ocasião ficou acertada a realização de uma audiência pública para debater com a comunidade a instalação de uma unidade. Além disso, discutiu-se a elaboração de um termo de cooperação técnica para viabilizar a capacitação dos mafrenses com ênfase nos cursos destinados a agroindústria; a curto prazo a proposta é realização de aulas teóricas em Mafra e práticas no campus de Canoinhas.

IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Tem sede e foro em Florianópolis, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Possui 19 campi em SC. O Campus de Canoinhas oferece cursos técnicos de Edificações, agroecologia, agroindústria, manipulação de alimentos,  informática, construção civil, matemática  comercial e financeira básica