2ª Conferência sobre Segurança Alimentar e Nutricional de Mafra trabalhou o tema “comida de verdade no campo e na cidade”

Objetivo do evento foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e a formulação do plano municipal de segurança alimentar e nutricional

 

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realizou na última quinta-feira, 11, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, durante o dia todo, reuniu pessoas dos eixos governamental e não-governamental com o objetivo de construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável.

A conferência contou com a presença da palestrante Ana Paula Machado, Extensionista da EPAGRI, que proferiu a palestra “Gestão Social da Água”. Na ocasião, estiveram presentes também o Prefeito em exercício de Mafra, Abel Bicheschi – Bello, a Secretária de Administração, Débora Scardanzan, a representante da CAISAN, Michele Zanvetor, a Secretária da Assistência Social, Kátia Borges Saliba, a Presidente em exercício da Câmara de Vereadores,  Marise Valério Braz de Oliveira e o Secretário de Educação, Eutides Tavares.

 

A Presidente do COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Joelma Aparecida Martins fez a abertura do evento e discorreu sobre a “SAN” – Segurança Alimentar e Nutricional; políticas públicas municipais sobre este assunto; criação do Conselho em 2004, além dos próximos passos a serem tomados como assinatura do documento de adesão ao Sisan Estadual e formulação do plano de municipal de segurança alimentar e nutricional pela  Caisan (Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional ) e Comsea. “Esta conferência é uma reunião de forças políticas e sociais para a superação dos desafios que ainda interpõem a frente da completa eliminação de todas as formas de violações de direitos e da desigualdade social”, concluiu Joelma.

 

Já a Secretária da Assistência Social, Kátia Borges Saliba agradeceu o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Mafra e aos envolvidos diretamente pelo empenho e dedicação por trabalharem em favor do município e lembrou que “apesar dos esforços, ainda detecta-se gestantes com baixo peso e crianças com obesidade”.  Ela completou sintetizando o objetivo do evento. “Devemos garantir os direitos de todos terem acesso a uma alimentação saudável”.

 

Relevância

O Prefeito Abel Bicheski comentou sobre o compromisso dos participantes nesta etapa e destacou a importância da composição da alimentação escolar com produtos da agricultura familiar. “Valorizamos o que é produzido aqui”, disse, lembrando a gestão do ex-prefeito Jango Herbst, na qual houve a implantação da compra dos produtos da agricultura familiar para compor as refeições dos alunos da rede municipal de ensino.

 

No início da tarde houve uma apresentação de Experiência Exitosa pela EMEB Avencal do Saltinho, que mostrou aos presentes um resumo do Projeto Feijão Mágico, realizado em 2014 na escola. “Foi uma experiência de Educação Nutricional excelente utilizada pelos profissionais da escola e serviu como valioso exemplo para os participantes de como é fácil montar um projeto de educação nutricional em uma unidade escolar”, declarou a nutricionista da Secretaria de Educação, Giovana A. Z. Kundlatsch.

 

Discussão de propostas

Divididos em três grupos (eixos) os participantes reuniram-se para elaborar propostas relativas aos eixos temáticos: Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Eixo 2 –Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional; Eixo 3 – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade. Em seguida, as propostas foram discutidas e aprovadas pelos participantes. Durante o evento também foram eleitos 11 delegados (1/3 de representantes governamentais e 2/3 de representação da sociedade civil) para participarem da V CESAN (Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional) que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de agosto em Florianópolis.

 

Conheça os assuntos mais discutidos no momento das propostas

 

  • Capacitação e adequação de equipes mínimas nos diversos programas de Segurança Alimentar e Nutricional do Município;
  • Conscientização da população sobre a importância da Segurança Alimentar e Nutricional;
  • Importância da Agricultura Familiar, feiras de agricultores, agricultura familiar na alimentação escolar, e ainda a mudança nos parâmetros de pesquisa de preços de itens da agricultura familiar, para que o preço dos grandes mercados não interfira na média de preço da agricultura familiar, pois a qualidade dos produtos é diferente.

 

Veja também a moção feita pelos participantes

 

No encontro foi aprovada e assinada uma moção de apoio para retorno dos editais e recursos para convênios do PAA. O documento visa mobilizaro Governo Federal para que retome as ações do PAA que são as compras diretas da agricultura familiar com doação simultânea às entidades que prestam serviços de assistência e segurança alimentar.