Comunidade do Faxinal é favorável à revitalização do aeródromo de Mafra

Condição é ter maior policiamento na área e manter vegetação aparada

A noite fria da última terça-feira, 16, não foi empecilho para o comparecimento de representantes da comunidade do Faxinal e arredores na reunião que a Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou com o intuito de orientar os moradores sobre a importância do aeródromo e os riscos ocasionados por invasões ao sítio aeroportuário.

O Secretário da pasta, Ernani Antonio Kvitschal Junior, abriu a reunião explicando a situação atual do aeródromo e o que está sendo feito para a sua desinterdição. Dentre os problemas apontados, destacou a vulnerabilidade da área operacional, como cerca patrimonial/operacional, trânsito de veículos, pessoas não autorizadas e animais, invasões, entre outras.

Relatório de vistoria

Ernani apontou os principais itens do relatório de vistoria datado de 2003 do Comando da Aeronáutica – Quinto Serviço Regional de Aviação Civil – Divisão de Infraestrutura. Neste foram apontadas 30 recomendações e exigências para a desinterdição. Também explicou que em meados de 2013, fez contato com a Gerência de Fiscalização Aeroportuária/Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a qual orientou o município a seguir com o trabalho para dar solução as não-conformidades apontadas. “Elencamos os pontos mais importantes para darmos início ao processo, como a reunião de hoje para demonstrar os riscos existentes na travessia de uma pista de pouso e coordenar com a Polícia Militar ações mais energéticas a fim de evitar o ingresso de pessoas na área operacional do aeródromo”, disse. Além destas medidas, também destacou ainda a importância de manter-se um vigia no sítio aeroportuário a fim de coibir a entrada de pessoas, veículos e animais sem autorização e ainda implantação de barreiras artificiais – cercas e portões –  medidas já implantadas.

O diretor superintendente da Autopista Planalto Sul, Antonio Cesar Ribas Sass, falou que o cercamento da área é o primeiro passo para a reabertura do aeroporto. “Se houver a liberação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a prefeitura poderá buscar recursos para investir na área, mas será preciso todo apoio da comunidade”, declarou. Ele ressaltou ainda que “um aeroporto é um local que conecta as empresas com a cidade, trazendo mais empregos e desenvolvimento para o município”.

Comunidade fala

Os cerca de 35 moradores do Faxinal e arredores foram favoráveis a reativação do aeródromo, mas impuseram condições. Dentre elas, policiamento mais ostensivo na região, manutenção constante da vegetação conservando-a rasteira e destinação de área para lazer de crianças no bairro. Também levantaram a questão do vandalismo no local, que precisa ser coibido.

Considerações

Após as deliberações, foi optado pela continuidade ao processo de desinterdição do aeródromo, com o apoio da comunidade e dos órgãos presentes, como a Polícia Militar, representada pelo segundo-tenente Márcio Rosa Lopes, o Clube de Aeromodelismo Aero RioMafra, representado pelo presidente Gustavo Portes Bornemann Correa, o Clube de Ultraleves de Mafra pelo presidente Ladomir Misiec e pela Seluma com o supervisor do aterro sanitário de Mafra, Joel Guenze.

Para finalizar, o Secretário Ernani agradeceu a presença de todos e o apoio recebido dos moradores do Faxinal e dos demais. “Planejamos reativar o aeroporto desde 2013, traçamos o plano para cumprir todas as obrigações relatadas, já fizemos o cercamento, iniciamos a limpeza da área e esta reunião foi mais um passo em direção ao nosso objetivo. Precisamos manter constância de propósitos”, concluiu.