Mafra recebe pela primeira vez prêmio nacional pela qualidade na Saúde Pública

O Prêmio Dr. Oswaldo Cruz reconhece as melhores gestões do país

A Secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, recebeu em nome da Secretaria o prêmio Dr. Oswaldo Cruz em reconhecimento a gestão séria  e perseverante na liderança da equipe. A solenidade de premiação aconteceu  no 2º. Fórum Nacional de Gestores Municipais de Saúde entre os dias 14 e 17 de junho em Gramado/RS. Vale destacar que Mafra está entre os cinco municípios de Santa Catarina contemplados, entre os 293 que compõem o Estado.

O Prêmio Dr. Oswaldo Cruz certifica municípios brasileiros destaques no cumprimento de metas e melhorias na qualidade da saúde pública. Este é destinado aos 50 gestores destaques em liderança e comprometidos no cumprimento das metas e na melhoria da qualidade da saúde pública municipal. Dentre os critérios utilizados, estão: projetos e obras municipais na área de saúde; destaque do município por meios de comunicação; análise dos recursos 15% da verba pública; índice de mortalidade infantil; análise das medidas gerais de proteção à saúde da população.

Para a Secretária, esse prêmio representa o esforço contínuo da equipe da Saúde. “Este reconhecimento expressa o dia a dia do trabalho dos servidores municipais da Saúde, através das ações que temos implantado ao longo de um ano de cinco meses que estão dando resultados positivos”, declarou. Segundo Jaqueline, os exemplos são: ampliação e qualificação da Atenção Básica, redução do índice de mortalidade infantil e recursos municipais investidos de forma acertiva. “Isso demonstra que estamos no caminho certo e o planejamento das ações devem seguir este rumo, dando norte às ações futuras”.

Mérito dos servidores

No dia 22 de junho a Secretária da Saúde dividiu o prêmio com os servidos da Secretaria, agradecendo a dedicação de todos na manutenção dos serviços e atendimento à população. Ela destacou importantes realizações como ampliações em fase de acabamento, construção da UPA e academia da saúde na Restinga, aplicação de 32% de recursos próprios do município na Saúde, ações do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), ampliação da atenção básica passado de 45 para 98% de cobertura, entre outras. “Estamos mudando a realidade com seriedade. O resultado na mudança dos indicadores é de todos nós, pois somos fundamentais nesse processo. Obrigada”, conclui Jaqueline, incentivando os servidores para conquista de mais prêmios.