Alunos do CEM Anjo da Guarda aprendem sobre a existência e importância dos fungos

Os alunos da 7ª série do Centro de Educação Anjo da Guarda puderam ampliar o conhecimento sobre fungos no mês de junho. Em atividade desenvolvida com orientação da professora Lenir de Fátima Wojakewicz realizaram pesquisa teórica e, posteriormente, buscaram exemplos da presença dos fungos em seu dia a dia: na natureza e em casa.

As alunas Aline de Freitas do Rego e Anayra Leal contam que foi legal conhecer mais sobre o tema. Aline disse que como o pai é empresário do ramo da alimentação e pode trazer exemplos nos queijos, fermento biológico, etc. “Peguei coisas que nem sabia que eram fungos”. Para completar a atividade desenvolveu, com auxílio de casa, exemplos de cogumelos em biscuit”. Já Anayra Leal optou por deixar alguns alimentos embolarem e assim surgirem os fungos; além disso buscou na natureza os que surgem em troncos em decomposição.

O objetivo da atividade foi estudar a importância ambiental dos fungos, nesse sentido despertou a atenção dos alunos o fato dos seres entrarem na composição de alimentos e remédios. Na parte teórica Ramon C. Wisovaty  afirma que lhe chamou a atenção a questão dos exemplos gelatinosos como os liquens. “Há fungos que podemos fazer alimentos, remédios e outros benefícios para o homem”. Já Guilherme W.T. Carvalho pesquisou os nomes populares com que os fungos são conhecidos pela comunidade.

De acordo com a professora Lenir o objetivo do trabalho foi alcançado uma vez que instigou os alunos a pesquisarem sobre o conteúdo, bem como trouxeram para sala de aula exemplos destes organismos vivos. É através de atividades diversificadas que conseguimos atingir os objetivos propostos. Ela conta que explicou aos alunos que os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais e em detritos em geral.

Para apresentar a pesquisa foi produzida uma exposição na escola para que estudantes de outras turmas,professores e comunidade escolar possam prestigiar.