EMEB Augusta Vitória classificada na Mostra Científica Regional Verde É Vida-Afubra

Com o projeto “Você sabe o que respira?”, a EMEB Augusta Vitória, de Mafra classificou-se na última semana, na Mostra Científica Regional Verde É Vida-Afubra, realizada em Itaiópolis. O projeto ambiental desenvolvido concorreu entre  38 trabalhos  apresentados pelos municípios de Mafra, Canoinhas, Itaiópolis, Rio Negro, Quitandinha e Piên.

O projeto tem como objetivo estabelecer uma saudável consciência de preservação do ar. O tema foi escolhido visando incentivar a comunidade na prática de ações que amenizem a poluição do ar. No seu desenvolvimento foram realizadas pesquisas com a comunidade escolar, sobre os cuidados com o lixo produzido e seu destino adequado e experiências que comprovaram a necessidade de incentivar e promover ações educativas necessárias para evitar a poluição do ar.

Responsabilidade-ação

A escola realiza atividades pedagógicas objetivando cuidados com o meio ambiente – “responsabilidade-ação” – onde desde pequenas as nossas crianças aprendam a ser responsáveis e fazerem o certo. Através da ação conjunta, alunos e famílias participam efetivamente de ações como a gincana escolar que tem como tarefas a coleta de óleo saturado,  sementes nativas, latinhas(metal), lacres entre outros.

O Projeto “Você sabe o que respira?” foi apresentado pelas alunas do 5º ano, Laryssa Lick  Pscheidt  e Julia Valeria Malon, tendo como coordenadora a professora Gesiane Koene Worell.

“Ser professora é algo grandioso, mágico, transformador. É gratificante ver nossos alunos mais uma vez demonstrando seu potencial”, frisou a professora Worell. A diretora da unidade escolar, Cleidinéia Gontarski Dvojatzki, destacou que a  escola desenvolve projetos  que tem como objetivo maior promover a qualidade de vida, estes  são realizados com  a participação de toda equipe escolar e apoio dos pais.”Quando cada um faz a sua parte, o todo agradece, principalmente a natureza”, finalizou.

Aprendizado

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Eroni Terezinha Machado parabenizou a escola pelo projeto. “Muito interessante e importante pela experiência, aprendizado e conscientização que proporcionou aos alunos e, consequentemente à toda comunidade”, afirmou. Ela destacou as parcerias sempre positivas com a Afubra, que  oportunizam  o crescimento aos alunos, refletindo na mudança de hábitos e afetando positivamente no  meio ambiente.