X Conferência Municipal de Assistência Social avalia ações e projeta desafios

O Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis recebeu representantes de diversas entidades e profissionais de áreas relacionadas ao social, para discussão dos assuntos de interesse da população no que tange a políticas públicas do SUAS, na “X Conferência Municipal de Assistência Social”.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edson Eckel destacou que o momento é de conferir o que foi feito nesses últimos dois anos e o que ainda precisa avançar. Lembrou da necessidade de pessoal habilitado para alcançar os objetivos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. “É um desafio que temos para efetivação do SUAS até 2026 e se quisermos avançar  precisamos de pessoas para trabalhar”. Eckel falou da necessidade de conseguir dar às pessoas a possibilidade de autonomia social. “Quem dera possamos dar ao cidadão essa independência completa. Esse será nosso desafio”, concluiu.

Desafio

A Assistente  Social, Kátia Borges Saliba, salientou que “consolidar o SUAS até 2026”, tema da X Conferência Nacional de Assistência Social  traduz o desafio de olhar para trás,  relembrando os resultados alcançados  nos últimos 10 anos e, para o futuro, projetando um sistema solido e de qualidade. “Esse é o momento de conferir o que tem sido feito, os avanços conquistados e deliberar o que precisa ainda ser realizado para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social”, afirmou.

O Presidente da Câmara, Vereador Eder Gielgen destacou a importância do momento para debater temas de suma importância  para a sociedade. Ao se dirigir aos profissionais ligados à Assistência Social presentes na conferência, afirmou serem todos “anjos da guarda das pessoas necessitadas do município e também as vozes deles”.  Colocou o Legislativo como parceiro para as necessidades da assistência social.

Eixos temáticos

Antes de iniciar as discussões dos 5 eixos temáticos, Neiva Silvana Hack proferiu palestra sobre “Pacto Republicano no SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Ao final da conferência foram eleitos os delegados para participarem da X Conferência Estadual, que acontecerá no período de 30 de setembro a 2 de outubro, em Florianópolis. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Mafra através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal da Assistência Social.

A X Conferência debateu os seguintes 5 eixos:

1-     Dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS;

2-     Participação social como fundamento do SUAS;

3-     Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público e republicano;

4-     Qualificação do trabalho do SUAS;

5-     Assistência Social e direito.