Formandos de LIBRAS recebem certificado de qualificação profissional

Mais 28 alunos do Pronatec Mafra capacitados em Libras intermediário

A noite da última quarta-feira, 22, não foi nem um pouco silenciosa para os formandos do curso de LIBRAS Intermediário (Linguagem Brasileira de Sinais) do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) de Mafra, ministrado pelo SESTSENAT de Rio Negrinho. Diante de amigos, familiares e membros da Administração Municipal, 28 alunos receberam certificado de qualificação profissional, em meio a aplausos.

Reconhecimento

A Secretária Interina de Assistência Social, Kátia Borges Saliba, na ocasião representando o Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, destacou a importância da linguagem na comunicação. “Capacitar 28 alunos para a comunicação através da Linguagem Brasileira de Sinais é uma alegria imensurável, pois sabemos que os conhecimentos adquiridos serão utilizados para facilitar a comunicação de tantas pessoas com deficiência”, disse. Ela pontuou ainda que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente quanto à qualificação profissional nesta área. “Esse curso vem de encontro a nossa realidade, oportunizando contratações profissionais de qualidade”, concluiu, parabenizando e desejando sucesso aos formandos.

Emoção

Um dos momentos de maior emoção foi a homenagem que os alunos fizeram ao professor do curso de Libras do SESTSENAT, Marino Noronha da Silva Junior, com a exibição do vídeo da música “Ao mestre com carinho”.

Prestigiaram a formatura ainda a coordenadora do Pronatec, Sheila Rocha Christoff, representando a diretora do SESTSENAT, Gladis Pereira; as Secretárias Interinas de Saúde e Educação, Jaqueline Previati Veiga e Estela Maris Bergamini Machado respectivamente e a tradutora intérprete de LIBRAS de São Bento do Sul, Talita Pedroza.

3 anos de PRONATEC

A Prefeitura Municipal de Mafra através da Secretaria Municipal da Assistência Social realiza desde 2012 os cursos do Governo Federal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, contando com as parcerias do SENAI, SENAC, SENAR e SEST SENAT. Em 2014 foram pactuados e realizados 26 cursos de qualificação profissional.