Projeto “Dez regras de ouro para alunos saudáveis e felizes à mesa” é desenvolvido em Mafra

Em Mafra o incentivo a uma alimentação saudável começa no berçário. No Centro de Educação Infantil Municipal “Günther Werner”, localizado na Vila Nova, um projeto piloto com aproximadamente 280 alunos, do berçário ao jardim II vem sendo desenvolvido com a finalidade de trabalhar práticas de Educação Nutricional. Tratam-se das “Dez regras de ouro para criar filhos saudáveis e felizes à mesa”, baseado no livro “Crianças francesas comem de tudo”, de Karen Le Billon.

Trabalhando desde o início do ano, a escola já realizou várias atividades. “As crianças participaram de ação de culinária na confecção de salada de frutas, na construção da pirâmide dos alimentos – para conhecer melhor os alimentos e suas propriedades nutricionais – de colorir figuras frutas para trabalhar as cores e com textura dos alimentos”, afirmou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Andrea Kundlatsch, responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Ela explicou que, no  mês de julho foi realizada palestra com os pais dos alunos para explorar sobre as “Dez regras de ouro”, a fim de incluí-los no trabalho de Educação Nutricional, cumprindo com a primeira das regras que diz: “pais vocês são os responsáveis pela educação nutricional dos seus filhos!”

Depois do sucesso desse projeto piloto a intenção é ampliar o seu desenvolvimento para as demais unidades da educação infantil de Mafra, tendo para isso, total apoio da Secretaria Municipal de Educação. “A mudança é gradativa, mas com certeza com o passar dos anos teremos muitos avanços, no que diz respeito a qualidade da alimentação dessas crianças”, afirmou a Nutricionista.

Promoção de Saúde

A Secretária Municipal de Educação (Interina), Estela Maris Bergamini acredita no projeto como promoção de saúde através da adoção de hábitos saudáveis. “Não só os estudantes como também suas famílias e a própria comunidade farão uso de um recurso simples e aplicável à vida cotidiana”, afirmou.

Segundo ela, a escola é um espaço de convivência  de pessoas que aprendem e trabalham. “É na escola onde os programas de educação e saúde podem ter a maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos”, declarou concluindo que “alimentação saudável e equilibrada é essencial para o bom desenvolvimento das crianças”.

Dez regras de ouro para criar filhos saudáveis e felizes à mesa:

1 – Pais, vocês são os responsáveis pela educação nutricional dos seus filhos.

2 – Evite comer por motivos emocionais.

3 – Os pais planejam o cardápio e o horário das refeições.

4 – O momento da comida deve ser social.

5 – Como legumes e verduras de todas as cores do arco-íris.

6 – Para quem é enjoado na hora de comer: você não tem que gostar, mas tem que experimentar.

7 – Limite os petiscos, ideal é um por dia, e nunca menos de uma hora antes das refeições.

8 – Não se apresse, tenha calma, tanto para cozinhar como para comer. Uma refeição lenta é uma refeição feliz.

9 – Coma principalmente comida caseira de verdade, e guarde as guloseimas para ocasiões especiais.

10 – Comer é algo prazeroso, e não estressante.