120 merendeiras e zeladoras recebem capacitação em Mafra

Pelo 14º ano consecutivo a Secretaria de Educação de Mafra realizou curso de capacitação para merendeiras e zeladoras que trabalham nas unidades escolares do Município.  Cerca de 120 profissionais receberam, durante toda a última sexta-feira, 31 de julho, no Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA, orientações variadas, que contribuirão nos trabalhos que serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, 3, quando da volta às aulas.

 

Na abertura do evento, a Secretária Interina Estela Maris Bergamini destacou a importância das merendeiras e zeladoras no processo da educação. “Vocês são muito importantes nesse contexto educacional e por isso é necessário avaliarem as ações desenvolvidas e questionarem sobre o que podem fazer para melhorar”, afirmou destacando que a atuação de cada profissional faz a diferença em uma escola. Colocou a secretaria à disposição dos funcionários.

 

A Nutricionista da Prefeitura, Giovana Andrea Kundlatsch despertou em cada profissional a necessidade de união e trabalho em equipe. Ela salientou que não há como se pensar em desenvolver um trabalho de nutrição escolar sem levar em consideração a importância das merendeiras e zeladoras que atuam em cada unidade. “Vocês são muito importantes para a execução desses projetos”, declarou.

 

A funcionária do CEMMA, Ana Paula Peters falou das necessidades da realização desses cursos. “É muito importante para nossa capacitação. Sempre aprendemos algo novo, além de termos a oportunidade da troca de informações. É um incentivo para as nossas atividades”, afirmou.

 

Valorização

 O curso de capacitação para merendeiras e zeladoras teve por finalidade a valorização profissional e a troca de experiências. No período da manhã foi realizada palestra sobre “Doenças e surtos diarréicos na educação infantil”, proferida por Ana Paula Veiga, da Vigilância Epidemiológica do Município. Na sequência, as representantes da Vigilância Sanitária de Mafra, Marilise e Gismaeli falaram sobre “Boas práticas de manipulação de alimentos”.

 

No período da tarde foram abordados temas como “Alimentos regionais e aproveitamento integral dos alimentos” e “Alergias alimentares”, pelas nutricionistas Giovana Andrea Kundlatsch e Letícia Pimentel da Silva.