Escola Agrícola de Mafra desenvolve projeto “Xadrez na escola”

• Jogo é utilizado como método alternativo para um caráter emancipador

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Agrícola Municipal “Prefeito José Schultz Filho”, em Mafra estão aprendendo de uma forma mais original a estimular o raciocínio lógico, a prever e a resolver alguns acontecimentos, além de traçar caminhos que permitam atingir certos objetivos.  Trata-se do projeto “Xadrez na Escola”, que demonstra de forma teórica e prática a importância do jogo no ensino fundamental.

Os idealizadores do projeto foram o professor de Educação Física, Edson da Rocha Barros, o estagiário Fernando Ferreira do Rosário e os ex-alunos Thomas Willian e André Tertuliano. Foi desenvolvido no primeiro bimestre deste ano inicialmente com todos os alunos dos 6º anos e posteriormente teve a participação de 78 alunos do ensino fundamental.

O professor Edson disse acreditar que a atividade extracurricular contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico e das emoções dos seus praticantes, oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal, acadêmico e profissional. “O xadrez mostra que por ser um jogo de estratégia, coloca a criança em difíceis situações e as estimula a criar, imaginar e atuar como um indivíduo capacitado para solucioná-las”, explicou.

Independência

Pela concentração que o jogo necessita e das decisões a serem tomadas, ele pode proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora.  “Através do xadrez os alunos aprendem que podem tomar suas próprias decisões, diante de difíceis situações”, ressaltou.

Segundo o projeto do professor, “o jogo caracteriza-se como sendo mais um método que um conteúdo, uma metodologia alternativa, na construção de um caráter emancipador. “O xadrez é capaz de potencializar o aprendiz de forma a investir-lhe de força, relacionada a sua capacidade de análise e de, a partir da realidade e condições existentes, prever acontecimentos e traçar caminhos para atingir as metas”.

Reedição anual

Tendo em vista os excelentes resultados observados junto aos alunos, a direção da unidade pretende fazer com que o projeto “Xadrez na escola” seja reeditado anualmente possibilitando desenvolver um campeonato municipal em 2016, explicou o diretor, Jefferson José Bauer. “Fruto deste projeto destacamos a participação nos JESC 2015 fase municipal, onde os alunos  Antonio Matheus Ruthes Calliari foi campeão na Categoria 12 a 14 anos e vice campeão o alunos Kenedy Israel dos Chagas Batista na categoria 15 e 17 anos, cabe destacar ainda o aluno Alexis Jusviack que nas edições anteriores teve excelente resultados”, ressaltou. Ele esclareceu ainda que meta é fazer com que o xadrez se torne hábito na vida do aluno, seja na escola ou em seu convívio familiar, onde ao mesmo tempo em que estiver jogando estará estimulando e desenvolvendo seu raciocínio que auxiliará no seu aprendizado.

Neste mês de agosto a escola realizou dois campeonatos. Um entre os alunos do 6º anos e outro geral, envolvendo alunos do 7º ao 9º ano. Os resultados foram os seguintes:

Classificação do Campeonato 6º ano

Masculino –  1º – Carlos Eduardo Franciscone Broca