Abertura da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual múltipla contou com a presença de profissionais da educação e saúde de Mafra

 

“Prevenindo a deficiência” foi o tema da palestra de abertura ministrada por pela equipe técnica da APAE/CAESP

 

Na manhã fria da última segunda-feira, 24, a Secretaria Municipal de Educação – através do setor de Atendimento Educacional Especializado e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/CAESP de Mafra realizaram a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema deste ano é “Inclusão se conquista com autonomia”. Até o dia 28 os profissionais da educação e da saúde – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitárias de saúde – e professores da educação infantil e ensino fundamental do município e da APAE participam de palestras e debates relativos à deficiência – prevenção, convivência e inclusão.

 

Inclusão

A Secretária Interina de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado abriu os trabalhos apresentando a equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando o trabalho da mesma, bem como da APAE/CAESP. Estela falou ainda sobre a importância do evento. “Estamos aqui para revermos nossas práticas relacionadas à inclusão, porque somos todos iguais na diferença. Que este evento seja um espaço para reflexão e aprendizado”, disse.  Em seguida, a diretora da APAE, Eliana de Fátima Paszcuk Scheuer, salientou o papel dos profissionais que trabalham na área. “Temos que escutar o inaudível. Cabe a nós buscarmos o conhecimento para um trabalho mais efetivo com o aluno”. Ela falou também sobre a importância da parceria. “Quando as mãos se dão e os elos se fundem, a parceria fica mais forte e isso só tende a crescer e fortalecer os vínculos e quem ganha é o aluno”. Dando sequência à programação, houve palestra “Prevenindo a deficiência” ministrada pela equipe técnica da APAE/CAESP e um momento lúdico-educativo com contação de histórias.

 

Vale lembrar que no encerramento dos trabalhos, no dia 28 (sexta-feira), acontece a Noite Cultural Inclusiva, às 19h30, no salão da igreja Ucraniana, com evento aberto ao público.