2º Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio acontece dia 23 em Mafra

• Palestra “Suicídio, vamos falar sobre isso?” será aberta a população

A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o “2º Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio”, no dia 23 de outubro, na Amplanorte. Direcionado aos profissionais da área da saúde – trabalhadores da Atenção Básica, Pronto Atendimento, Caps Casa Azul, Policlínica, Vigilância Epidemiológica, Atena, hospital e maternidade -, o seminário tem por finalidade capacitá-los para melhor acolher as pessoas em sofrimento mental, bem como despertar os sinais e indicadores do fenômeno.

A realização e organização do evento devem-se à preocupação da Secretaria e seus setores – ambulatório de psiquiatria, departamento de serviço social, vigilância epidemiológica e atenção básica – com a demanda de suicídios ou de tentativas que ocorrem em Mafra, um problema de saúde pública, que se instala de maneira silenciosa. “Precisamos dar visibilidade a este fenômeno embaraçoso, quebrar tabus e mitos e reestruturar um acolhimento às pessoas em sofrimento mental, aos sobreviventes de suicídio, bem como preveni-lo”, explicam os organizadores.

Palestra aberta ao público

No dia 23, a partir das 19h30, também no auditório da Amplanorte, acontece a palestra aberta ao público “Suicídio: é possível prevenir?”, com o Dr. Neury José Boetga, médico psiquiatra, de renome internacional e vasta experiência no que se refere à prevenção do suicídio. A Secretaria da Saúde convida a todos os interessados no tema e demais profissionais como professores, diretores de escolas, policiais, bombeiros, vereadores, secretários municipais, líderes religiosos, professores universitários,  entre outros.

Serviço de acolhimento

Em Mafra existem diversas formas de se buscar ajuda, orientação ou conselhos no caso de problemas relacionados ao suicídio, orientados pelos profissionais da Secretaria de Saúde. São eles: todas as Unidades de Saúde, ou seja, as Estratégias de Saúde da Família devem realizar o primeiro acolhimento e se necessário encaminham para o CAPS Casa Azul – Centro de Atenção Psicossocial ou Policlínica Municipal – PAM (ambulatório de psiquiatria e serviço social). O pronto atendimento municipal pode ser acionado quando situações de emergências e urgências.

Serviço:

2º Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio

Data: 23 de outubro – sexta-feira

Horário: manhã e tarde

Local: Amplanorte

Público: profissionais da área da saúde de Mafra

Palestra “Suicídio: é possível prevenir?”

Data: 23 de outubro – sexta-feira

Local: Amplanorte

Aberta ao público.

Informações na Secretaria Municipal de Saúde Mafra – Serviço Social – pelo telefone: 47  3641-5200.