Entidades de apoio à saúde de Mafra realizam Feira de Saúde na Escola 2015
• Público-alvo são alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Levar atitudes saudáveis ao conhecimento de alunos das escolas estaduais e municipais de Mafra é o objetivo da Feira da Saúde na Escola 2015, idealizada pela parceria entre as entidades ATENA (Associação Terapêutica Novo Amanhecer) por meio do Projeto Geração Atitude; Centro de Apoio Psicossocial (CAPS); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Lourenço, ESF Central I e II, ESF Caic II, ESF Faxinal, ESF Vista Alegre, ESF Vila Nova, ESF Restinga e ESF Jardim América.
De 20 de outubro a 12 de novembro, a Feira percorre por escolas de Mafra levando aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental dicas comportamentais sobre cultura de paz (CAPS), prevenção da obesidade (NASF), higiene corporal, saúde bucal, sexualidade (Equipe de saúde bucal/CEO), prevenção de DST/HIV e gravidez na adolescência (Equipe ESF local), prevenção do uso de tabaco, álcool e outras drogas (Geração Atitude).
Valorização do ser humano
A professora de geografia do CEMMA, Marilda Mets, que acompanhou a turma da 6ª 2 na feira, destacou que este momento busca a valorização dos alunos. “Este é o espaço para eles falarem sobre assuntos que muitas vezes não são discutidos com os pais, talvez por falta de tempo, ou pela rotina corrida do dia a dia”, disse. Ela também declarou que “este é um momento de descobertas no qual os alunos podem tirar dúvidas, sem medo ou vergonha, afinal, é a realidade do mundo afora”.
Já o psicólogo da ATENA, Nelison Silveira Colaço, que trabalha com os alunos que fazem parte da Geração Atitude, contou que o foco da feira é a prevenção. “Não falamos apenas de drogas, abordamos questões familiares, prevenção e atitudes saudáveis”, disse.
Vez do aluno
Aprender mais. Esta foi a intenção do aluno Nathan Train, 11 anos, da 6ª 2. Ele contou o que achou do evento. “A gente aprende mais coisas. Gostei do estande da nutrição, pois não sabia a quantidade de gordura, sal e açúcar nos alimentos como biscoitos e outros industrializados”, disse. Ao questioná-lo se iria continuar ingerindo este tipo de alimento, foi enfático: “sim, mas com moderação”, mostrando consciência sobre sua alimentação.
A aluna Hellem Hegler, 12 anos da 7ª 6 e Maria Clara Martins Ilton, do Geração Atitude, explicaram como é trabalhar com colegas da mesma idade. “Explicamos para quem não sabe. Falamos sobre drogas, que é um mal da sociedade e se a pessoa usar vai mudar muita coisa na vida dela e só vai piorar”, contou Hellen. Ela completou destacando que o momento foi de interatividade com os colegas. Maria Clara também destacou a satisfação em atuar com eles. “Fica mais fácil de nos comunicarmos com alunos da nossa idade. É mais participativo e o desempenho é grande”.
Agenda da Feira de Saúde na Escola 2015
A Feira já esteve nas escolas EEF Cristo Rei, EEB Tenente Ary Rauen, EMEF São Lourenço e CEMMA. Vão receber ainda o evento, EEB Prof. Mario de Oliveira Goeldner, EEB Prof. Gustavo Friedrich, EEB Prf.ª Maria Paula Feres, EEB Monteiro Lobato e EEB Dr. Francisco Izabel.