Ação da Prefeitura de Mafra estimula a prevenção da saúde do homem no interior

 

Novembro Azul

 

Iniciaram nesta semana as ações da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, visando a prevenção e promoção da saúde do homem, dentro do movimento Novembro Azul.  Na tarde da quinta-feira, 12, no salão de festas da Comunidade do Avencal de Cima, cerca de 123 homens moradores das localidades vizinhas foram atendidos nas atividades preparadas pelo ESF Edmond Saliba, com apoio do ESF Espigão do Bugre e Agentes Comunitárias de Saúde.  Segundo a Secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga “a ação é inovadora,  sendo a primeira realizada nesse modelo”.

 

O agricultor Claudilei Liebl, da localidade de Avencal do Meio dedicou a tarde para a sua saúde, apesar do dia de sol, tão esperado pelos produtores. Por ser diabético já mantem uma constante de exames e cuidados, faz acompanhamentos periódicos e inclusive controla a alimentação. “Acho que todos devem procurar se cuidar, porque depois que está mal não adianta”, aconselhou considerando que ele mesmo, apesar de ter 47 anos, deveria ter começado antes. Sobre a ação da Prefeitura e apoiadores, levando as atividades todas para junto da comunidade, disse que é muito importante pois facilita para os moradores do interior. Ele não somente participou dos procedimentos ofertados como incentivou outros vizinhos a irem também. “Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa porque oferece a oportunidade do homem fazer vários exames, sem precisar ir até a cidade”, declarou.

 

O agricultor Carlos Weiss, de 61 anos, morador da localidade de Vila Grein também aproveitou a oportunidade para se consultar. Adepto da medicina natural, tem o hábito de tomar chás para muitos de seus problemas de saúde. “Nunca vou ao médico, mas hoje vou aproveitar para consultar e fazer alguns exames”, afirmou, dizendo-se curioso sobre toda a ação, a qual considerou como muito boa.

 

Estímulos para a prevenção

Para o médico Julio Lima, do ESF Espigão do Bugre, que estava apoiando o ESF local, o movimento Novembro Azul é de fundamental importância para a saúde do homem, assim como foi o Outubro Rosa para as mulheres. “Eventos como esse, que atingem o publico masculino e mostram os recursos para prevenção e promoção da saúde, os estimulam a preocuparem – se com eles mesmos”, afirmou.

 

A ação Novembro Azul foi uma realização da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Grupo Integração Riomafrense de Oncologia – GIRO, Núcleo de Oncologia Catarinense, SESC-SC, EPAGRI e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra.  Atendeu as comunidades de Avencal de Cima, Rio da Areia de Baixo, Rio da Areia do Meio e Rio da Areia de Cima, Leonel, Avencal do Meio – Tingui e Vila Neumann –  Vila Pscheidt, Vila Grein, Avencal São Pedro, Bituvinha e Bituva Papuã.

 

Durante o dia foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Avaliação em Saúde Bucal;
  • Palestra com Oncologista Dr. Fabrício (SESC/GIRO);
  • Atualização do calendário vacinal;
  • Realização de teste rápidos para algumas doenças transmissíveis;
  • Apresentação sobre prevenção de acidentes e cuidados com agrotóxicos, com EPAGRI;
  • Avaliação antropométrica (SESC/NASF);
  • Atendimento médico;
  • Avaliação com serviço de teledermato;
  • Coleta de PSA;
  • Dinâmicas/alongamento/distribuição de brindes (SESC/GIRO/SINDICATO RURAL).