Prefeitura de Mafra intensifica campanha contra o mosquito da dengue

•  Foco com larva do mosquito foi encontrado no bairro Buenos Aires

Com da chegada do verão e as constantes informações alarmantes que a mídia nacional tem repassado em relação ao vírus Aedes aegypti e suas influencias nos casos de microcefalia e outras doenças registradas recentemente no nordeste, a Prefeitura de Mafra está fazendo ampla campanha de divulgação, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito.

Outro fator de preocupação da Saúde de Mafra diz respeito ao fato de que, no mês de novembro, no bairro Buenos Aires, as agentes de endemias do Programa de Combate à Dengue encontraram larvas positivas do mosquito, em uma das armadilhas que estão espalhadas pelo município. E, como trabalho preventivo, realizaram visitas aos imóveis próximos ao local do foco, num raio de 300 metros, abrangendo áreas dos bairros Buenos Aires e Jardim América.

Liberação para entrar nas casas

As agentes disseram, no entanto, que têm encontrado dificuldades em entrar nas casas para fazer as verificações de locais de possíveis proliferações da doença. “Precisamos que as pessoas permitam a nossa entrada para podermos verificar se há locais que possam ser criadouros do mosquito para melhor orientarmos e prevenirmos o aparecimento da larva. Elas podem ser identificadas pelos crachás do município. Pediram ainda que a população colabore eliminando em suas casas, qualquer depósito que possa acumular água.

O Programa de Combate Dengue em Mafra conta atualmente com 166 armadilhas espalhadas em Mafra e visitadas semanalmente, além de 43 pontos estratégicos – como cemitérios, borracharias, floriculturas e ferros velhos –  que recebem visita das agentes quinzenalmente. Elas pediram a colaboração da população para cuidarem das armadilhas evitando jogar lixo nas mesmas. Também recebem denúncias através do telefone 3642-8708 ou pelo email  denguemafra@gmail.com