Prefeitura de Mafra lança a Operação Fila Zero na Saúde
• Na primeira etapa serão liberados 2000 exames de ultrassom, ressonância, tomografia, entre outros. A partir de agora o usuário não precisará esperar para ficar em dia com sua saúde
A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal de Saúde lança na próxima terça-feira, a Operação “Fila Zero”. O objetivo desta ação é diminuir as filas de espera por consultas com especialistas e realização de exames, dando mais agilidade a todo processo, desde a entrada do usuário na Estratégia Saúde da Família (posto), à consulta com o especialista e realização de exames. Segundo dados da Secretária da Saúde, há pessoas esperando na fila há mais de dois anos, cerca de quatro mil pessoas aguardando por exames de mamografia, cardiologia, oftalmologia, entre outros.
O Prefeito Wellington Bielecki vê a iniciativa como uma forma de promoção ao bem-estar da população. “É salutar a implantação desta operação que visa diminuir o tempo de espera para consulta com especialistas, proporcionando maior celeridade ao procedimento e por consequência, o melhor atendimento do usuário do SUS. Com a implantação do Fila Zero, numa primeira fase contemplaremos dois mil pacientes e assim sucessivamente”, pontuou o Prefeito.
Mais agilidade
O Fila Zero já está em operação desde novembro, aonde foram liberados exames de ultrassonografia de mama, de espirometrias, consultas na especialidade de cardiologia consultas de oftalmologia e ainda consultas em ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, cirurgia de histerectomia, entre outros procedimentos e exames da saúde da mulher. Mais de 600 exames liberados e efetuados.
Mais consultas
No momento que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passa por consulta no ESF (Posto de Saúde) e é observada a necessidade de encaminhamento a um especialista, este processo que antes da implantação do Fila Zero levava meses e até anos, agora é feito dentro do próprio mês, ou seja, em menos de 30 dias. Os dados da Secretaria mostram que desde o dia 20 de novembro – início do plano -, já foram marcadas 1600 consultas e exames. A Secretaria de Saúde destaca que após a consulta com o especialista o paciente conta ainda com acompanhamento de um clínico geral na sua unidade de saúde para dar continuidade ao tratamento. Outro ponto lembrado pela equipe é que o Fila Zero veio para reduzir as filas, mas precisa da colaboração do usuário evitando faltar as consultas. Os profissionais da saúde solicitam aos usuários que caso haja a impossibilidade de comparecer à consulta, que comuniquem com antecedência a Secretaria da Saúde, pois a vaga pode ser destinada a outro paciente, reduzindo ainda mais o tempo de espera. “A saúde de Mafra está trabalhando para tratar o cidadão com mais dignidade e eficiência técnica, ampliando convênios e contratos com clínicas qualificadas e que entendam que os pacientes SUS tem seus direitos garantidos”, conta o Prefeito.
Fora da fila
Quem estava na fila desde 2013 para realização de exame de ecografia de mama era Maria Fleichman Juraseki, 49 anos, balconista. Ela conta que fez mamografia naquele ano e o médico oncologista solicitou em seguida a ecografia. Desde então, estava aguardando ser chamada. “Fui procurada por atendentes do SUS que perguntaram se eu queria fazer o exame. Disse que sim, pois estava atrasado”, explicou. Ela, que fez o exame no dia 21 de novembro, já tem requisição para outra mamografia. “Não fosse pela agilidade do Prefeito de Mafra e dos funcionários do SUS eu ainda estaria na fila. Fiz o exame numa clínica em Itaiópolis, na qual fui muito bem atendida pelo médico, que me explicou detalhadamente o que acontecia, e pela equipe”, concluiu a usuária.
Já com Maria Antonia Ferreira, aposentada de 66 anos, a história foi um pouco diferente. No dia 28 de novembro fez uma tomografia de crânio em um hospital de Curitiba, esta solicitada por seu neurologista também em novembro, em caráter de urgência. Ela conta ainda que tem retorno com o especialista já marcado para o dia 12 de dezembro, devido ao mal estar constante que sente. Apesar da agilidade nesta situação, Maria falou que está na fila de espera por consulta com oftalmologista. “Sou diabética e tenho dificuldade para enxergar. Estou na fila há quatro meses e aguardo retorno do SUS para agendamento”.
Assim como estas usuárias obtiveram resposta para agendamento e realização de exames, a Operação Fila Zero vem de encontro às necessidades de atendimento aos pacientes. “Reduzindo gradativamente as filas, contribuímos para a melhoria da saúde da população. A saúde de Mafra está ampliando convênios e contratos com clínicas qualificadas e que entendem que os pacientes SUS tem seus direitos garantidos. Portanto, acreditamos no Fila Zero como sendo um diferencial na Saúde em Mafra, concedendo ao munícipe o respeito que merece”, concluiu o Prefeito.
Fale com a Prefeitura
Canais disponíveis de contato com o cidadão: Telefone geral: 47 3641-4000; Facebook oficial: PrefeituraMafra; Twitter: @PrefeituraMfa; Site: www.mafra.sc.gov.br