Alunos constatam que bases da segurança global estão ameaçadas

 

Alunos da 6ª série partiram para a descoberta do mundo, de seus problemas e belezas, suas diferenças e semelhanças. Assim, orientados pela professora de geografia e apoiados pela direção, puderam, através de pesquisas, fazer uma viagem pelos continentes, observar diferentes culturas, conhecer lugares famosos e pitorescos,   aprender sobre história e sobre a vida com todos os seus problemas, suas soluções e potencialidades. E ainda quiseram mais: dividir com os colegas e a sociedade o aprendizado da viagem.

Essa foi a tônica do I Escola Cidadã, realizada pelo Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA, com a finalidade, de   sensibilizar   e mobilizar as pessoas para que juntas possam encarar   os grandes desafios sócio-ambientais que os jovens e outras gerações enfrentam   nos dias de hoje. Teve também o objetivo de referendar a Semana do Meio Ambiente.

A solenidade de abertura foi prestigiada por representantes do Executivo e Legislativo municipal e de entidades militares e civis ligadas ao meio ambiente. Representando o Prefeito Jango Herbst, o Ouvidor Geral do Município, Eloi Witt   disse nunca ser demais conscientizar da importância do meio ambiente, dando testemunho de que nos últimos 40 anos as modificações em Mafra foram violentas.Se o Meio Ambiente foi agredido em nosso município, imaginem o que acontece nas grandes cidades e na Amazônia?, questionou. A representante da Educação, Livaldina Trevisan afirmou que os alunos são os idealizadores do trabalho e o meio ambiente será o beneficiado.

Para a direção do CEMMA, o primeiro evento Escola Cidadã foi o caminho encontrado para trabalhar temas globais, complexos e urgentes possibilitando aos alunos novas formas de se relacionar com o mundo, através de diferentes estratégias de aprendizagem. O evento teve seqüência com a palestra proferida pelo representante do Consórcio Ambiental Quiriri, coordenador do grupo de trabalhos de São Bento do Sul, Mauro Fernandes Bacsfalusi que abordou o tema Água.

O ponto alto do evento foi a apresentação feita pelos alunos da 6ª série 3, que divididos em equipes, repassaram à platéia composta por alunos, educadores e visitantes de várias áreas, o que puderam constatar   através do trabalho.   Segundo a professora que orientou as pesquisas, os alunos concluíram que a decadência urbana, as desigualdades de gênero e raça, os conflitos e a violação dos direitos humanos mostram que as bases da segurança global   estão ameaçadas.  

Conceitos

 Os alunos apresentaram a compreensão de conceitos como:

Visão física  Nada vive isolado na natureza. Assim como influenciamos o meio, somos influenciados por ele;

Visão Cultural o meio ambiente não é constituído apenas pelo mundo natural, onde vivem as plantas e os animais, mas também pelo mundo construído pelo ser humano, suas cidades, as zonas rurais e urbanas;

Visão político-econômica o poder não está distribuído de maneira igual por toda a humanidade, sendo diferente, portanto, a distribuição das responsabilidades de cada um pela destruição do planeta e pela construção de um mundo melhor;

Visão ética a mudança para uma relação mais harmônica e menos predatória e poluidora com o planeta e as outras espécies depende de todos, mas especialmente, começa em cada um de nós. Neste sentido, a educação ambiental é também uma educação para a paz.

Conclusão 😮 futuro de nosso planeta depende de nossas mãos.