Crianças manifestam-se contra exploração do trabalho infantil

Portando faixas salientando ações contra o trabalho infantil, crianças que participam do PETI em Mafra fizeram na última segunda feira, 12 de junho, seu protesto durante caminhada que marcou o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

As crianças iniciaram a caminhada no Centro de Educação Beija-Flor. Pararam na Praça Hercílio Luz onde cantaram paródia sobre o programa e continuaram até a Praça Lauro Muller, no Alto de Mafra, para o encerramento da manifestação.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

D esde o mês de fevereiro deste ano, 115 crianças mafrenses vêm sendo atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI, desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal, que repassa parte dos recursos necessários para o desenvolvimento do programa.

O PETI tem por objetivo retirar crianças e adolescentes do trabalho mantendo-os na escola. Através do programa as crianças participam das oficinas de teatro, dança, artes, esporte e reforço escolar. Para efetivação do Programa, o Governo Federal faz o repasse de parte dos recursos para as famílias das crianças e   adolescentes e para as ações sócio educativas e de convivência. A Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra efetiva o programa em parceria com a Secretaria de Educação do Município, com a complementação dos recursos necessários sendo feita pelo município.