Banco de Empregos oportuniza colocação no mercado de trabalho
Prefeitura firma parceria com indústrias locais que recebem os candidatos
A Prefeitura de Mafra vem desenvolvendo desde abril deste ano, através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, o programa Banco de Emprego, que tem por objetivo substituir o assistencialismo por uma oportunidade de emprego, permitindo às pessoas de baixa renda, recuperar a auto estima através do trabalho. Para efetivação do programa, o município está formalizando parcerias com indústrias moveleiras e madeireiras e está buscando ampliar com a área têxtil, além de profissionalizar os candidatos através de cursos prestados pela própria secretaria. Atualmente 700 pessoas estão cadastradas em busca de emprego, já tendo sido encaminhados 174 candidatos para o trabalho.
Para participar do programa, os interessados devem preencher cadastro na Secretaria da Ação Social, sendo necessário ser maior de 18 anos e apresentar de Carteira de Trabalho, CPF e Identidade. Após o preenchimento do cadastro, o candidato a uma vaga no mercado formal de trabalho é encaminhado para a primeira entrevista na empresa e depois recebe, na secretaria, orientações básicas sobre comprometimento, responsabilidade e outros temas para uma postura profissional adequada. Somente então inicia as atividades. A secretaria realiza ainda reuniões de acompanhamento com pessoas que foram encaminhadas mas que não estão trabalhando, para verificar onde está a dificuldade para permanência no mercado.
Para o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, a atuação social não deve restringir-se somente ao assistencialismo.Ela deve buscar melhorar a auto-estima do cidadão, dando-lhe condições de suprir suas necessidades básicas através do próprio trabalho. O Secretário da Criança e Ação Social, Adir Kuss salientou que Mafra, como um todo, vive a crise do desemprego onde se constata grande número de pessoas que já passaram por várias empresas e não firmaram seu compromisso com o trabalho.A nossa preocupação também é levar ao empresário a consciência da responsabilidade social para o desenvolvimento sócio-econômico do município onde criamos a parceria na busca de mão de obra qualificada e produtiva, declarou.