Famílias recebem cheques no Programa PETI

As famílias das 138 crianças que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI receberam na manhã de sexta-feira, os cheques com os valores correspondentes ao número de filhos inscritos. O programa do Governo Federal vem sendo desenvolvido em parceria com o Município a partir deste ano e visa o atendimento das famílias que não participam do programa Bolsa Família.   Através do PETI as crianças realizam atividades em horário contrário ao da escola, como aulas de arte, curso de informática, reforço escolar, atividades esportivas e de cidadania, além de receberem atendimento psicológico.

Pelo programa, o Governo Federal repassa a verba de R$25,00 por criança inscrita e o Governo Municipal dá a contrapartida com transporte dos alunos, manutenção dos profissionais que atuam com as crianças (monitores e psicóloga além de profissionais da secretaria), e fornece material didático e esportivo.

O Prefeito Jango Herbst fez a entrega do 1° cheque à família de Adriana Carvalho (foto) e salientou que o papel do município é apoiar ações que promovam a melhoria das condições de vida da população carente. Vou governar sempre para as pessoas que precisam, afirmou. O Secretário da Criança e Ação Social, Adir Kuss destacou a preocupação da administração municipal para com a questão das crianças e reforçou a importância da ação dos pais como os principais educadores, informando do desenvolvimento de um trabalho sócio-familiar que conclama os pais a assumirem a responsabilidade da educação dos filhos.

Para Sueli Aparecida Gilgen, mãe de duas crianças inscritas no PETI, com idades de 8 e 9 anos, o dinheiro recebido com o programa ajudará na compra de roupa para os filhos. Atualmente ela está desempregada e contou que o menino de 9 anos está mais calmo e carinhoso em casa depois que passou a freqüentar o PETI. Depois que começou no programa, ele está aprendendo algo bom e não apenas malandragem na rua, afirmou.