Campanha de incentivo ao aleitamento materno é contínuo em Mafra

 


O incentivo à amamentação é um dos temas constantemente trabalhados   durante todo o ano junto às gestantes e mães atendidas pelo Núcleo Materno Infantil, dentro do Programa de Atendimento de Pré-Natal. Em palestras mensais e conversas diretas com as mães, são repassadas dicas para amamentar com sucesso ou sobre porque é bom fornecer o leite materno ao bebê. Explicam ainda sobre os direitos da mãe que trabalha fora e sobre alguns mitos quanto ao leite fraco.  


Além das palestras que são mensais, as gestantes e mamães puderam observar nesta semana em que se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno, cartazes de conscientização feitos pelos profissionais do Núcleo, com fotos das crianças cujas mães foram acompanhadas na gestação. No mês de julho deste ano, de um total de 483 mães cadastradas no Núcleo Materno Infantil, 358 gestantes receberam as orientações necessárias para amamentarem seus filhos e, das 6422 crianças com até 5 anos acompanhadas pelo Núcleo e que passaram pelo Sisvan da criança,   486 receberam orientações sobre alimentação e aleitamento materno.


Todo trabalho realizado pelo Núcleo Materno Infantil com as mães e futuras mães tem como meta a prevenção e atende às determinações do Prefeito Jango Herbst, de atenção integral à saúde, segundo informações da Secretária de Saúde de Mafra, Solange Lansky.


 Alimento completo


Janete Alves é mãe pela terceira vez. Da mesma forma como agiu com as outras filhas, de 19 e 16 anos, amamenta seu bebê que hoje está com dois meses. Para ela a amamentação é ótima tanto para a mãe como para o bebê, pois é o alimento completo, evita doenças e assegura uma boa infância para a criança.  


Adriana Wosny já está amamentando seu bebê de 1 mês e pretende continuar a faze-lo. Também é mãe de outras duas filhas, de 4 e 2 anos e meio. Conta que teve dificuldades na amamentação da primeira filha, talvez por inexperiência. Mas a segunda conseguiu alimentar com o leite materno até os 8 mese, após orientação recebida no Núcleo.É mais fácil, bom e econômico amamentar, afirmou.


Amamentar é bom para a mamãe porque:


·  Contribui para uma rápida redução de peso no pós-parto;


·  Reduz o sangramento e a possibilidade de hemorragia no pós-parto;


·  Ajuda a prevenir uma nova gravidez se a mãe ainda não menstruou e não tiver introduzido nenhum outro alimento ou liquido ao bebê;


·  Diminui a possibilidade de desenvolver câncer de mama, quando a mãe amamenta em pelos menos 6 meses;


·  Ajuda a mãe a enfrentar os primeiros momentos do pós-parto;


·  Substâncias produzidas durante a amamentação deixam a mulher relaxada e tranqüila.