Programa Sentinela e Conselho Tutelar

O Programa Sentinela trata-se de um conjunto de ações de assistência social, desenvolvido nos municípios, de natureza especializada, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes vitimados pela violência, bem como de seus respectivos familiares. Tem como finalidade oferecer um atendimento técnico, multiprofissional e humanitário ao seu público alvo. Não é, portanto um serviço emergencial.  


  A violência constitui-se em um fenômeno complexo, cuja compreensão deve ser situada no contexto histórico, econômico, cultural, jurídico, político e psicossocial, que configuram a estrutura da sociedade, estabelecendo seus valores e suas relações de gênero, de raça e de poder.


O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade representativa da infância e juventude do município, com autonomia conferida por lei para agir, contornar e corrigir desvios e violações por parte da família, da sociedade e do poder público. Tem o papel de prevenir e impedir violações e ameaças aos direitos das crianças e dos adolescentes.


Os profissionais do Programa atuam ao lado dos Conselheiros Tutelares como Sentinelas do Estatuto da Criança e do Adolescente, permanentemente atentos ao pleno cumprimento da lei e zelando pela proteção e defesa das crianças e dos adolescentes, da família e da sociedade.


A denuncia é muito importante para que juntos possamos, minimizar o índice de violência em nosso município.


 Programa Sentinela    (47) 3642 – 7167                                                                      


Conselho Tutelar         (47) 3642 – 4734